Notícias

Rota dos Templários em visita com as bicicletas meioB

Rota dos Templários em visita com as bicicletas meioB

Agora já é possível percorrer alguns itinerários da Rota dos Templários nas bicicletas elétricas meioB disponíveis na região do Médio Tejo.

No passado dia 2 de agosto, assim aconteceu! Sobre duas rodas elétricas percorremos uma parte do itinerário militar da Rota dos Templários, inaugurada em março passado.  

O Itinerário Militar é um percurso que segue os passos do escudeiro D. Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo e fundador da cidade de Tomar.

Neste sentido, a nossa primeira paragem foi em Tomar e na Igreja de Santa Maria do Olival, mandada reconstruir por D. Gualdim Pais em 1160.

De lá partimos e passeamos pelo centro histórico tomarense, onde a nossa bicicleta elétrica levou-nos até ao coração da cidade, junto da estátua de D. Gualdim Pais, que homenageia uma das mais importantes e emblemáticas figuras da história dos Templários em Portugal.

 MG 5828

Em plena Praça da República avistámos o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, Património Mundial da Humanidade e seguimos até à estação meioB localizada no Largo 5 de Outubro, junto ao Convento de São Francisco, onde concluímos a nossa manhã na cidade templária.

A segunda paragem foi no enigmático Castelo de Almourol. No barco, o barqueiro, da Junta de Freguesia de Tancos, levou-vos até àquele monumento construído no cimo de uma pequena ilha escarpada, aos pés do rio Tejo e reedificado em 1171, por ordem de D. Gualdim Pais.

Depois da visita ao castelo de Almourol, foi possível andar nas bicicletas meioB junto ao monumento e apreciar a magnífica e aprazível paisagem daquele local.

É de lembrar que a estação com as suas bicicletas, mesmo em frente ao castelo, permite ir até Vila Nova da Barquinha a cerca de 5km de distância e visitar o Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA) que complementa a visita turística e o conhecimento sobre a presença dos templários naquele concelho.

Almoroul

Depois da pausa para almoçar em Vila Nova da Barquinha e para visitar o CITA e assistir à visita virtual do castelo de Almourol, a próxima paragem decorreu na cidade torrejana na estação meioB, junto ao terminal rodoviário.

De salientar que daquela estação é possível partir para todo o lado no centro histórico. E assim foi! Passeamos de meioB pela ciclovia do Parque do Almonda, percorremos as ruas do centro histórico e subimos até ao castelo onde lá fomos recebidos pelos técnicos dos municípios que nos falaram das particularidades daquele monumento que também é parte integrante do itinerário militar da Rota dos Templários.

Torres Novas

Do castelo de Torres Novas, seguimos viagem até Ourém e até à sua vila medieval, que guarda dentro das suas muralhas muitas histórias das conquistas e reconquistas, entre cristãos e muçulmanos, seguindo-se a visita ao castelo, que se ergue sobre a vila e que foi edificado entre os séculos XII e XIII.

Por questões de tempo, o dia não permitiu a paragem na Torre de Dornes, no castelo de Sertã e na fortaleza de Abrantes, ficando estes monumentos para uma visita próxima. Estes recursos fazem também parte do itinerário militar da Rota dos Templários, que congrega para além deste itinerário temático, mais três itinerários: arquitetónico, simbólico e religioso e a Rota Templária que junta todos num único roteiro.

Toda esta informação está disponível no site: https://templarportugal.com/pt/ .

No que diz respeito ao sistema meioB, a informação encontra-se em https://meiob.pt/ .

Com uma rede de mais de 60 estações, distribuídas por 11 concelhos, e mais de 250 bicicletas elétricas, com autonomia de cerca de 50 quilómetros, o meioB começou a operar desde o dia 28 de junho sob o signo da assinatura “meioB - a tua opção A”.

A iniciativa distingue-se de outros congéneres pela sua abrangência e intermunicipalidade, isto porque,  ao contrário de outras iniciativas que se circunscrevem a uma única cidade, este sistema permite viajar entre concelhos, facilitando a interligação e o acesso a pontos estratégicos como serviços públicos, escolas, comércio, equipamentos de saúde e locais de interesse turístico, como é o caso da Rota dos Templários ou de outros atrativos turísticos do Médio Tejo.

Visite-nos, motivos não faltam!

 MG 5841

 

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado