Decorreu na Casa dos Cubos, em Tomar, no passado dia 3 de dezembro, a visita guiada e sessão de sensibilização intitulada “Fotografia e Paisagem”, que contou com o apoio da CIM Médio Tejo.
A iniciativa reuniu cerca de 12 participantes, entre profissionais dos museus, técnicos municipais da área da cultura e do turismo, professores, fotógrafos, jornalistas e público interessado, tendo a participação dos fotógrafos António Ventura e Duarte Belo, autores da exposição “Na Paisagem do Médio Tejo”, patente naquele espaço.
A jornada integrou uma visita guiada à exposição, conduzida pelos autores, seguida de uma sessão de sensibilização dedicada às relações entre fotografia, paisagem e território, num total de seis horas de formação e de partilha de conhecimento.
Durante a sessão foram abordados temas fundamentais para a compreensão e valorização da imagem fotográfica, nomeadamente: a fotografia enquanto técnica de registo da realidade; a leitura e análise da imagem fotográfica; as coleções fotográficas e os repositórios digitais e a fotografia enquanto instrumento de mediação cultural da paisagem e do território.
António Ventura, fotógrafo, professor e fundador do Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar e do CEFT – Casa dos Cubos, e Duarte Belo, arquiteto e fotógrafo, detentor de um dos mais extensos arquivos de paisagem em Portugal, com mais de 1,7 milhões de imagens, conduziram os trabalhos, partilhando experiências, metodologias e reflexões críticas sobre a fotografia enquanto ferramenta de leitura, registo e interpretação do território.
Esta iniciativa, que conta com o apoio do Centro 20230, foi integrada no projeto “Na Paisagem do Médio Tejo: a Fotografia como Mediação Cultural”, promovido pela Paisagem Adjacente – Associação Cultural, em parceria com a CIM Médio Tejo, a Rede de Museus do Médio Tejo, o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT) – Casa dos Cubos, a Câmara Municipal de Tomar e o IPT.



