REWARD

Retaining and attracting knowledge workers and skills for regional development

Reter e atrair talentos e competências para o desenvolvimento regional

Nas economias baseadas no conhecimento, a informação, as qualificações e as competências desempenham um papel relevante na promoção do investimento, na criação de empresas e no crescimento económico.

O trabalho está a tornar-se mais qualificado em todos os sectores e em todas as profissões. Os trabalhadores são cada vez mais pessoas que trabalham em sectores baseados no conhecimento ou que possuem aptidões e competências específicas e participam ativamente na utilização e criação de conhecimentos.

Os ecossistemas regionais de inovação enfrentam o desafio de criar e manter um conjunto adequado de trabalhadores altamente qualificados. De facto, a falta de uma base sólida de competências para profissões orientadas para o futuro é um desafio particular para as regiões que se encontram em transição industrial, localizadas na periferia da UE ou próximas das respetivas capitais.

Em resposta às tendências globais, ao desenvolvimento tecnológico e à emergência de novas formas de trabalho e estilos de vida, as políticas públicas têm de procurar desenvolver uma melhor compreensão do fenómeno da mobilidade de trabalhadores qualificados e adotar medidas que reforcem a sua competitividade neste domínio, de promoção de competências para a especialização inteligente, para a transição industrial e para o empreendedorismo.

Neste contexto, o projeto REWARD, que a CIM Médio Tejo integra, reúne 9 parceiros: 3 de 2 regiões em transição (Finlândia e Irlanda) e 6 de regiões menos desenvolvidas (Croácia, Portugal, Itália, Eslováquia, Polónia e Chéquia), para encontrar respostas para estes desafios, num projeto de colaboração com montante de 2.197.465 €, financiado pelo programa Interreg Europe (UE) e a executar entre abril de 2024 e junho de 2028.

O REWARD tem como objetivo melhorar as políticas e programas regionais para reter e atrair trabalhadores qualificados para o desenvolvimento regional. Irá identificar, analisar, disseminar e transferir boas práticas entre os atores de política regional em quarto áreas complementares, com os seguintes objetivos específicos:

- Melhorar a eficácia da colaboração universidade-indústria como meio de manter os trabalhadores qualificados nos atuais postos de trabalho;

- Apoiar o espírito empresarial e aumentar o apoio às empresas para criar novos empregos na economia regional;

- Melhorar as intervenções que reforcem a qualidade de vida e promovam a atratividade regional;

- Adaptar as regiões e as suas economias às novas formas de trabalho (nómadas digitais, trabalho à distância, proprietários de segundas residências, entre outras).

Mais informações e atividades do projeto em: https://www.interregeurope.eu/reward

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado