Médio Tejo

Bem-vindo ao Médio Tejo!

 

Somos 11 concelhos, situados no Centro de Portugal, cada um com as suas singularidades, tradições e traços identitários.

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira de Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha.

São estes os concelhos que compõem esta região atravessada por rios, serras, barragens e uma beleza paisagística ímpar.

Os limites territoriais da região convivem com a proximidade dos distritos de Guarda (norte), Leiria (norte e noroeste), Portalegre (este), Évora (sudeste e sul), Setúbal (sul) e Lisboa (oeste), salientando-se no seu interior os terrenos montanhosos do maciço calcário das Serras de Aire e Candeeiros e a extensa rede hidrográfica da bacia terciária do Tejo-Sado, com nascentes, ribeiras, piscinas naturais e albufeiras.

As paisagens florestais e agrícolas são predominantes, assim como a presença do rio Tejo, que na sua passagem pela região recebe as águas de quatro rios, dois deles “filhos da terra”, Alviela e Almonda, cujas nascentes se situam em Alcanena e Torres Novas e outros dois provenientes do resto do país: Zêzere e um dos seus afluentes, o Nabão.

Outro elemento identitário desta região é o espelho de água grandioso que a Albufeira de Castelo do Bode proporciona e que gravita em dois dos nossos concelhos: Abrantes e Ferreira do Zêzere.

O Santuário de Fátima, o Convento de Cristo e os seus cinco castelos: Abrantes, Almourol, Ourém, Tomar e Torres Novas são outros exemplos dos recursos endógenos existentes no Médio Tejo, cuja diversidade carateriza esta região situada a dois passos de Lisboa e do Porto.

Região


Os 2706,03 km2 que constituem a área do Médio Tejo distribuem-se por onze municípios, cujos territórios apresentam uma dimensão variável entre os 13,72km2 do Entroncamento e os 714,69km2 de Abrantes.

Nos restantes concelhos, as maiores superfícies pertencem a Tomar, com cerca de 350km2, a par de Ourém e Mação, ambos a rondar os 400km2. No extremo oposto, destacam-se Vila Nova da Barquinha, com cerca de 50km2, assim como Constância e Sardoal, próximos dos 100km2.

Localização


O Médio Tejo usufrui de uma posição geográfica privilegiada no território de Portugal Continental pela sua localização central e proximidade à capital administrativa do país, Lisboa (perto de 1h00 de viagem). Nas imediações da região encontram-se, igualmente, o oceano Atlântico, a fronteira espanhola e a segunda cidade mais importante do país, o Porto, localizados a cerca de 1h00, 1h30 e 2h00 de viagem, respetivamente.

Image
Densidade Populacional

A densidade populacional consiste na relação entre o número de habitantes de uma determinada área territorial e a superfície desse território. Considerando os 210.533 habitantes (Censos 2021) distribuídos pelos 2706,03 km2 que formam o território do Médio Tejo, verifica-se uma densidade populacional de 77,79 habitantes por quilómetro quadrado (km2).

Entre os municípios associados, destaca-se a elevada densidade populacional do concelho do Entroncamento com 1.466,9 hab/km2, valor totalmente díspar de todos os outros concelhos da Região. Dos restantes, destaque para os concelhos de Vila Nova da Barquinha (141,65 hab/km2) e Torres Novas (126,34 hab/km2), em contraste com os valores registados nos concelhos de Ferreira do Zêzere (40,97 hab/km2), Sardoal (38,12 hab/ km2) e Mação (16,1 hab/km2).

Image
Taxa de Analfabetismo

Os dados censitários referentes a 2021 e a sua comparação com 2011 revelam uma evolução positiva neste indicador na região do Médio Tejo, que se carateriza por uma taxa média de analfabetismo na ordem dos 4%. Todos os concelhos registaram uma evolução positiva neste indicador, sendo que ainda assim os valores mais elevados registam-se nos municípios de Mação (6,12%) e Ferreira do Zêzere (5,22%), onde superam os 5%, em contraste com os valores mais baixos dos concelhos de Alcanena, Entroncamento, Torres Novas e Barquinha, que apresentam taxas na casa dos 2%.

A taxa de analfabetismo demonstra a relação entre a população analfabeta com idade igual ou superior a 10 anos e cada 100 indivíduos da população total inserida nessa faixa etária.

Image

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado