Espaços Cowork no Médio Tejo
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a CIM do Médio Tejo submeteu a 28.03.2022, uma candidatura, que tinha como objetivo a apresentação de candidaturas ao financiamento da criação de espaços de Cowork.
O programa que visa a criação de espaços de Cowork, pretende acentuar a importância do investimento nas pessoas e na capacitação como motores para o desenvolvimento de uma economia cada vez mais assente no digital, contribuindo assim para o aumento da competitividade e para a redução dos custos de contexto.
O programa referente à promoção do teletrabalho visa promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas, designadamente através do teletrabalho, como potenciador da melhoria da conciliação da vida pessoal e profissional e reforço da atratividade do trabalho em funções públicas.
Esta opção pelo teletrabalho contribui também para a diminuição da pegada de carbono, ao reduzir tendencialmente a frequência de deslocações. Este objetivo será prosseguido através da promoção de espaços de Cowork descentralizados e distribuídos pelo território, contribuindo igualmente para a coesão territorial.
O projeto a desenvolver pela CIM Médio Tejo trata-se de uma medida de promoção de qualidade de vida, coesão social e atratividade dos territórios, assente em modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas.
O Espaço Cowork do Entroncamento ficará localizado num edifício público devidamente reabilitado numa zona central da cidade, através de administração direta, por parte do município do Entroncamento, sem qualquer financiamento comunitário, o qual através de 2 salas permitirá criar 8 vagas por sala, disponibilizando no total 16 vagas.
O Espaço Cowork de Tomar será implementado no próprio edifico onde se localiza a sede da CIM Médio Tejo através de obras de ampliação e remodelação de salas situadas no 1ª andar, atualmente, sem qualquer usufruição ao nível de serviço público e fechadas ao público em geral.
Este espaço a criar usufruirá de todas as condições já existentes na sede da CIM, como o acesso a equipamentos de hardware já existentes (impressora, telefones, equipamentos para videoconferência), apoio informático, receção e atendimento e de espaços de maior comodidade, como uma cozinha devidamente apetrechada para usufruto dos trabalhadores. O espaço de cowork será devidamente limitado da restante CIM, sendo constituído por 4 salas – 2 de menor dimensão que permitirão a realização de reuniões em formato presencial e/ou digital, bem como permitirão a realização de trabalhos com necessidade de maior concentração e 2 salas de maior dimensão que permitirão a criação de 22 vagas.
Os 2 espaços, ambos em edifícios públicos e com serviços públicos já existentes, constituirão sinónimo de disponibilização de serviços públicos mais eficientes e eficazes, assentes na redução de custos.
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
2023
100% até ao limite máximo de 177. 800€
