Notícias

“Parcerias para o desenvolvimento da Educação STEAM: do Médio Tejo à comunidade internacional” é motivo de conferência no IPT

“Parcerias para o desenvolvimento da Educação STEAM: do Médio Tejo à comunidade internacional” é motivo de conferência no IPT

No dia 1 de outubro, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) foi palco da conferência “Parcerias para o desenvolvimento da Educação STEAM: do Médio Tejo à comunidade internacional”, que contou com a presença de docentes, técnicos e representantes políticos em torno das competências STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Ao longo do dia, foram apresentados os projetos Kreative EU e ProSTEAM (Erasmus +, KA2) pelo IPT, assim como o Programa Educação de Excelência, pela CIM Médio Tejo, onde decorreram dois momentos levados a cabo por Jorge Simões, secretário intermunicipal e Hélder Marques, professor, técnico da unidade de planeamento estratégico desta CIM, que focaram as suas apresentações no PEDIME - Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo.

Na sessão de boas vindas marcou presença o vice-presidente da CIM Médio Tejo e presidente do município de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, tendo salientado a importância do trabalho cooperante e parceiro entre instituições: “só com parcerias é que conseguimos alavancar o nosso território. A CIM Médio Tejo está sempre disponível para agarrar novos projetos e para caminhar ao vosso lado para uma educação de excelência”.

Por sua vez, o presidente do IPT, João Corado, dedicou a sua comunicação de boas vindas evidenciando a participação de Portugal na Universidade Internacional, em concreto no projeto Kreative EU.

O Kreative EU “trata-se de um projeto que decorre no âmbito do programa Erasmus+”.

Sobre o projeto ProSTEAM “hoje o objetivo é apresentar os resultados do trabalho que foi desenvolvido, nomeadamente pelos professores que estiveram com os diferentes grupos de formação e deixar o desafio para não ficarmos por aqui”, disse por sua vez Cristina Costa, diretora da AcademiaCAP do IPT (www.academiacap.ipt.pt), que apresentou o projeto ao público.

Ainda na sessão de abertura, o presidente do município de Tomar, Hugo Cristóvão, fez um elogio ao ProSTEAM, tendo referido que “estes projetos são seguramente uma mais valia, pois é um colocar todos os dias ao desafio os agentes do ensino que são os professores”. 

O ProSTEAM (Erasmus +, KA2) é um projeto que promove a colaboração entre especialistas STEAM e os professores do 1.º CEB, com vista a desenvolver pacotes educacionais que envolvam uma abordagem integrada das STEAM e que sejam adequados para ser implementados de forma autónoma pelos professores nas escolas.

No IPT foi possível conhecer os planos pedagógicos, implementados em Portugal, nomeadamente: o “Plano do Solo” desenvolvido pela Sérvia e implementado pelo Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere), o “Plano da Água & ODS” pelo Agrupamento de Escolas Templários e o “Plano Salvem o Ovo” desenvolvido e implementado pelo Agrupamento de Ferreira do Zêzere.

A realização da conferência foi apoiada pelo PEDIME. Este projeto  é cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2030 e Programa Operacional do Centro 2030, através do Fundo Social Europeu. 

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado