A CIM Médio Tejo acolheu a primeira mobilidade transnacional do Projeto Erasmus+ Circular Pedro, que decorreu em Tomar e na região entre 5 e 9 de janeiro, com um programa dedicado ao tema da Moda Circular.
Ao longo de cinco dias realizaram-se workshops interativos e sessões colaborativas nos quais se abordaram tópicos-chave como a sustentabilidade da produção e do consumo, a cultura de reutilização e reparação e as práticas educativas baseadas na sensibilização ambiental.

Além da exploração de formas eficazes de integração dos princípios da economia circular na educação e no trabalho com jovens, a abordagem educativa inovadora incluiu o desenvolvimento de um cenário para o Mundo Virtual Circular em Minecraft.
Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar visitas culturais na região do Médio Tejo, ficando a conhecer, por exemplo, o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Artelinho, em Alcaravela (Sardoal), o Convento de Cristo e o Castelo de Almourol.

O Projeto Circular Pedro é cofinanciado pela União Europeia e está a ser implementado no âmbito da Parceria Estratégica Erasmus+ KA210 em cooperação com parceiros de Portugal, Turquia, Países Baixos e Alemanha. O seu objetivo é reforçar a consciencialização para a sustentabilidade e a economia circular entre jovens e técnicos de juventude, promovendo a colaboração transnacional e a aprendizagem partilhada em toda a Europa.
Saiba mais sobre este projeto aqui.


