Notícias

Médio Tejo: Orçamento de mais de 21ME aprovado onde o desenvolvimento sustentável e inovador da região é foco em 2025

Médio Tejo: Orçamento de mais de 21ME aprovado onde o desenvolvimento sustentável e inovador da região é foco em 2025

Com um novo ano à porta, a Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou por unanimidade, ontem, dia 18 de novembro, o Plano e Orçamento para 2025 desta CIM.

O documento estratégico, que conta com um orçamento que ascende a mais de 21ME, centra-se em várias áreas de intervenção determinantes a conferir qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos do Médio Tejo. 

Para Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM do Médio Tejo, “este é um orçamento realista com uma noção clara das necessidades das populações da região, mas também inovador, pois tem os olhos postos nos desafios da governança inteligente e sustentável”.

“A CIM do Médio Tejo, enquanto entidade supramunicipal, juntamente com os seus onze municípios, está a assumir um papel cada vez mais preponderante na governação da região e, por isso, quer dar continuidade a uma estratégia que preveja o desenvolvimento do Médio Tejo”, afirma o presidente.

IMG 73151

Áreas de intervenção em 2025

A área da Mobilidade e Transportes é uma aposta continuada e com grande expressão no orçamento da CIM Médio Tejo, representando mais de 50% (cerca de 10,4ME) do investimento a concretizar no próximo ano.

Com a gestão do Contrato de Concessão que permite a operação dos serviços “Meio”, a CIM Médio Tejo pretende avançar em 2025 com novas medidas de promoção do transporte público, incluindo medidas de otimização da rede em funcionamento, beneficiando dos apoios disponíveis no âmbito do programa Incentiva+TP.

Uma das evoluções esperadas nesta área é o desenvolvimento do projeto piloto Data 4 Mobility - Plataforma analítica integrada de inteligência territorial, em que se prevê o desenvolvimento de uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial, aplicada à área da mobilidade e transportes do território.

Ainda na área da mobilidade, pretende-se avançar com o projeto piloto de Transportes Inteligentes nos serviços urbanos, incluindo a disponibilização de equipamentos de informação em tempo real nas paragens, bem como, dar-se sequência ao projeto de interoperabilidade entre sistemas de bilhética a nível nacional, designado 1.Bilhete.pt.

De recordar que a CIM Médio Tejo continua apostada em melhorar os serviços de Transporte a Pedido e LINK através da aplicação das tarifas reduzidas e a integração de bilhética do serviço de transporte a pedido com o serviço público rodoviário coletivo de passageiros. Ainda em 2025, a CIM Médio Tejo irá trabalhar para consolidar o sistema de bicicletas elétricas meioB e realizar novas ações de promoção deste serviço de transporte amigo do ambiente.

Na área da Gestão Integrada de Proteção Civil e Florestas no Médio Tejo destaca-se em 2025 vários investimentos, que totalizam perto de 5ME, e que numa primeira fase passarão pela aquisição de 11 veículos operacionais e respetivos módulos, para ceder aos corpos de bombeiros da região, bem como uma embarcação, em concreto: 11 Veículos de Apoio Operacional; 1 Módulo Autónomo de Ar Respirável; 1 Módulo com Sistema de Bombagem; 1 Módulo de Busca e Salvamento; 1 Módulo Gerador e Iluminação e 1 Módulo de Proteção Multirriscos Ambiental.

Posteriormente, numa segunda fase, prevê-se a aquisição de: 280 Equipamentos de proteção individual estruturais a distribuir pelas 14 corporações de bombeiros sub-regionais; 28 Tablets para apoio à decisão das corporações de bombeiros; Apoio na aquisição de equipamentos de proteção individual florestais para Vila Nova da Barquinha; Apoio na edificação da unidade local de formação de Caxarias, a promover pelo município de Ourém e Apoio na remodelação da Base de apoio logístico do Comando Sub-regional.

Já na área da Educação, o PEDIME - Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação do Médio Tejo irá prosseguir, tendo sido já submetida uma nova candidatura que, no caso de ser aprovada, trará novidades a este plano estratégico em 2025. Entretanto, a CIM Médio Tejo continua a dar sequência às ações deste Plano que entre as quais se destacam: Programa de Visitas de Estudo na região; Correção Visual e Auditiva no pré-escolar, Programa de Seminários, Pisa para as Escolas, Ciência Viva no Médio Tejo, entre outras.

Por sua vez, no âmbito do Turismo e Cultura, a CIM do Médio Tejo tem como objetivo submeter até dia 30 de novembro uma nova candidatura para a execução de uma estratégia centrada nos Produtos Turísticos Integrados sub-regionais e locais, focada nos produtos estrela: Rota dos Templários (cultura) e Santuário de Fátima (religioso) e no produto aposta: Turismo Criativo, que congrega a oferta turística complementar existente na região.

No âmbito do turismo náutico, a CIM Médio Tejo viu aprovada a candidatura “Castelo do Bode 360º” ao Turismo de Portugal, como também, renovou a certificação da Estação Náutica do Castelo do Bode. Estes avanços irão significar novos investimentos e mais promoção ao lago de Castelo do Bode em 2025.

Atenta aos mecanismos que preveem a evolução digital e inteligente dos territórios, os municípios da CIM Médio Tejo integram a Smart Region e no âmbito da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes pretende-se promover em 2025 a implementação de Plataformas de Gestão Urbana (PGU) que são peças essenciais para que a administração pública local tenha, cada vez mais, os seus processos de decisão suportados em dados, havendo um investimento nesta área de perto de 700 mil euros.

O trabalho da CIM Médio Tejo não se esgota nestas áreas, ações e projetos. Esta instituição pública executa um conjunto de projetos que atuam noutras áreas de intervenção determinantes e essenciais à qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos deste território. De salientar que o crescimento económico, educacional, turístico, cultural e a atratividade regional no seu todo, são entendidos como premissas determinantes para 2025.

Recorde-se que a CIM Médio Tejo é formada pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira de Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha.

IMG 7307

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado