Notícias

HITTS, nova parceria europeia Interreg Sudoe, é lançada no Sardoal

HITTS, nova parceria europeia Interreg Sudoe, é lançada no Sardoal

A CIM Médio Tejo procedeu à apresentação do projeto HITTS, Inovação Patrimonial, Território, Turismo e Sustentabilidade, no passado dia 17 de setembro, no Sardoal.

O projeto HITTS foi criado para enfrentar desafios comuns das regiões rurais do SUDOE, nomeadamente: o despovoamento e envelhecimento populacional nas zonas rurais, a saída de recursos humanos qualificados, a falta de valorização e reutilização do património cultural e natural e a necessidade de maior coordenação entre atores locais.

Reúne 8 parceiros, em 3 países, entre os quais se encontra a CIM Médio Tejo que pretende trabalhar a preservação do património cultural e natural no contexto da promoção do Enoturismo.

Considera esta CIM, que o Enoturismo pode assumir uma estratégia inovadora de preservação do património e promoção da sustentabilidade, conjugando a tradição vinícola com a valorização cultural e ambiental, a manutenção da produção agrícola e das paisagens.

As boas vindas da sessão de apresentação foram asseguradas pelo presidente do Município de Sardoal, Miguel Borges que lembrou aos presentes a importância do trabalho parceiro e cooperante entre instituições: “Temos um potencial que tem sido bem trabalhado, contudo o objetivo principal é que todos possamos convergir sinergias para que tenhamos uma região mais enriquecedora nesta área do Enoturismo. Se nos juntarmos, tenho a certeza, que o Enoturismo e todo o potencial em torno desta área vai ser melhor explorado e potencializado”.

Seguidamente, coube ao secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, Jorge Simões, apresentar o projeto, referindo que “através do HITTS, a CIM Médio Tejo definiu como estratégia procurar impulsionar o Enoturismo na região e o nosso objetivo com este primeiro encontro é lançar um desafio para que todos se envolvam na dinamização do projeto”.

“Considerámos que a temática e o trabalho que se podia vir a desenvolver em torno do vinho certificado e produzido na nossa região “casava” muito bem com as premissas deste projeto, que são a Inovação Patrimonial, o Turismo e a Sustentabilidade, e daí a nossa aposta”, explicou Jorge Simões.

Passou-se a palavra aos participantes que apresentaram várias ideias e sugestões proveitosas para o desenvolvimento do projeto: os coordenadores dos três Grupos de Ação Local: a ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, a Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul e a TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, representantes de municípios da região com vinho certificado: Abrantes, Mação, Sardoal, Tomar e Torres Novas, o Instituto Politécnico de Tomar, e alguns produtores de vinho que abordaram as suas realidades locais.

Até 31 dezembro de 2026, a CIM Médio Tejo vai prosseguir com o desenvolvimento do projeto com os restantes parceiros europeus e locais, avaliando os recursos e identificando boas práticas. De seguida, serão definidas e implementadas as ações para a promoção do Enoturismo no nosso território.

Mais informações sobre o projeto em https://interreg-sudoe.eu/en/proyecto-interreg/hitts/      

O HITTS é financiado no âmbito do Programa Interreg Sudoe, que apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do FEDER.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado