Nota de Imprensa do município de Sertã:
O ponto de situação da mobilidade no concelho da Sertã, no âmbito dos projetos implementados pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, foi apresentado na passada quarta-feira (dia 10 de setembro) no Salão da Assembleia Municipal da Sertã.
A sessão decorreu em dois momentos distintos. O primeiro consistiu numa reunião de trabalho dirigida por Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã e Miguel Pombeiro, 1º Secretário Executivo da CIM Médio Tejo. Ciente de que uma boa rede de transportes é fundamental para a qualidade de vida da população, Carlos Miranda referiu a importância de se auscultar as necessidades da população e reunir ideias e soluções realçando, assim, a pertinência daquela apresentação, que contou com a participação das juntas de freguesia do concelho, associações locais e técnicos do Município.
Seguiu-se uma conferência de imprensa, onde a CIM Médio Tejo e o Município da Sertã apresentaram um conjunto de medidas e projetos inovadores que visam reforçar o direito à mobilidade no território, com especial enfoque no concelho da Sertã, nomeadamente: ajustar horários e trajetos de forma a dar mais resposta à população, reforçar os mesmos fora do período escolar e encontrar soluções práticas que permitam trazer cada vez mais população ativa para os transportes públicos.
Recorde-se que a CIM Médio Tejo, autoridade de transporte nesta região, disponibiliza vários serviços de transporte e mobilidade em 13 concelhos: Sertã, Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha. Uma das mais inovadoras soluções de transporte, que pretende colmatar a falta de transportes públicos na região, é o Transporte a Pedido (TaP) em que o passageiro tem que efetuar previamente a reserva da sua viagem. Pensado inicialmente para ligar lugares e aldeias às respetivas sedes de freguesia e concelho, hoje apresenta uma vertente intermunicipal que liga entre si, todas as sedes do concelho do Médio Tejo, através do serviço Link-Ligações (no caso da Sertã com ligações diárias a Abrantes e Tomar).
No concelho da Sertã o Transporte e Pedido (TaP), conta atualmente com 13 circuitos distintos, com tarifas que variam entre um e um euro e cinquenta, consoante o local de origem da viagem. Existe ainda a opção de bilhete multiviagens, num pack de dez títulos, cujo valor varia entre sete e dez euros e cinquenta. Os circuitos realizam-se em dias específicos, situação identificada pelas juntas de freguesia como um dos constrangimentos a ultrapassar.
Miguel Pombeiro sublinhou que, dada a dimensão territorial da Sertã,” é impossível chegar a todos os locais”, mas garantiu que será feito o melhor possível dentro dos meios disponíveis. Recordou ainda que o TaP é mais do que um projeto de mobilidade: é também “um projeto social”, uma vez que muitas das deslocações se destinam a consultas médicas, entre outras necessidades. “Se antes havia cidadãos a pagar quase cinquenta euros para se deslocarem a um centro de saúde ou hospital, hoje essas viagens custam nada ou muito pouco”, sublinhou.
Ficou ainda em cima da mesa a proposta para que os autocarros elétricos adquiridos pelo Município no âmbito da “Medida Reforçada: Descarbonização dos Transportes Públicos”, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o apoio do Fundo Ambiental, possam vir a ser adaptados, para além do projeto “Eco Mobilidade Escolar”, para a criação de novos percursos urbanos, hipótese que será estudada em articulação entre a CIM Médio Tejo e o Município da Sertã.
Outra solução de transporte oferecida pela CIM Médio Tejo, é o “meio” – o transporte público rodoviário de passageiros, no âmbito municipal, intermunicipal e inter-regional em alguns concelhos da região. A assinatura de linha MEIO, apresenta um passe mensal no valor de cinco euros, que permite viajar em qualquer distância dentro da região, o passe de Rede MEIO Jovem gratuito para estudantes até aos 23 anos e a gratuitidade a todos os utilizadores maiores de 65 anos que disponham do passe MEIO. Falando numa perspetiva municipal, foi notado na reunião de trabalho que este serviço, sendo um dos principais meios de transporte de estudantes até à vila da Sertã, apresenta algumas lacunas, nomeadamente fora do período letivo. Dessa forma, a CIM Médio Tejo irá encontrar soluções que poderão passar, por exemplo, pelos circuitos habituais das carreiras com trajetos escolares passarem a ser disponibilizadas nomeadamente fora do período escolar através do serviço do TaP, sugeriu Miguel Pombeiro.
Foi também destaque nesta sessão o sistema de bicicletas elétricas partilhadas meioB, que dispõe de estações em vários pontos estratégicos da Sertã. Neste âmbito, foi anunciado o reforço da frota com a aquisição de mais de uma centena de novas bicicletas elétricas, bem como a atualização da aplicação meioB, que passou a incluir autenticação de utilizador, garantindo maior segurança e personalização na experiência de utilização.
Voltando às modalidades de transporte TaP e LINK, as reservas podem ser efetuadas através da linha gratuita 800 209 226 ou do portal transporteapedido.mediotejo.pt, até às 15 horas do dia anterior à viagem. Informações detalhadas sobre horários, circuitos e preçário podem ser consultadas no site mediotejo.pt, nas juntas de freguesia ou diretamente no município da Sertã.