A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu ser aprovada no passado dia 24 de março, a sua candidatura destinada à “Gestão Integrada de Meios de Proteção Civil”.
Esta foi aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro – Centro2030, e enquadra-se na Estratégia 2030 – Investimento Territorial Integrado (ITI) CIM Médio Tejo, Tipologia de ação – Proteção civil e gestão integrada de riscos, e tem por objetivo uma gestão integrada/partilhada do meios de proteção civil, uma vez que será efetuada uma gestão partilhada dos meios que se pretendem adquirir entre as várias corporações de bombeiros no Médio Tejo sob articulação do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção civil do Médio Tejo.
Em suma, permitirão uma tomada de decisão mais eficaz, eficiente e sustentável, bem como garantir medidas preventivas em matéria de incêndios florestais em complementaridade com outos sistemas já implementados, como por exemplo, o sistema de videovigilância de apoio à decisão, o qual foi adquirido pela CIM Médio Tejo e também é monitorizado pelo referido Comando Sub-regional.
A candidatura prevê a aquisição de 11 viaturas multilift / transformer, 11 módulos intermutáveis e uma embarcação de Reconhecimento, Salvamento e Transporte. Os módulos previstos incluem: 6 módulos de apoio ao combate a incêndios; 1 módulo autónomo de ar respirável; 1 módulo com sistema de bombagem; 1 módulo de busca e salvamento; 1 módulo gerador e iluminação e 1 módulo de proteção multirriscos
A candidatura “Médio Tejo - Gestão Integrada de Meios de Proteção Civil” é comparticipada a 85% (FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) pelo Programa Regional do Centro, Portugal 2030 e União Europeia.
O valor global de investimento é de 3.896.956,44 €, e o fundo aprovado em sede de candidatura no montante de 3.312.412,97 € (FEDER).