Notícias

VISITA AOS CENTROS DE CIÊNCIA VIVA DO MÉDIO TEJO É UMA REALIDADE ATRAVÉS DO PEDIME

VISITA AOS CENTROS DE CIÊNCIA VIVA DO MÉDIO TEJO É UMA REALIDADE ATRAVÉS DO PEDIME

As escolas da região do Médio Tejo têm oportunidade de visitar os três Centros de Ciência Viva desta CIM através do PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo.

A medida chama-se “Ciência Viva no Médio Tejo” e prevê o desenvolvimento de atividades que promovem a aprendizagem das ciências através de atividades diversas tais como: visitas de estudo para os alunos, conversas com investigadores e sessões de atividade experimental que são desenvolvidas pelos Centros de Ciência existentes na região: Alviela, Constância e Vila Nova da Barquinha.

Neste sentido, no passado dia 13 de junho, os alunos do 5.ºA da Escola Artur Gonçalves de Torres Novas, visitaram o Centro Ciência Viva do Alviela (CCVA) – Carsoscópio, onde também tiveram oportunidade de pernoitar para acompanhar e ver o habitat natural da reserva de morcegos existente. Na visita ao CCV Alviela, foi-lhes explicado a vida e características do morcego, bem como a importância da preservação da água, entre outros aspetos ligados às ciências.

Martim Sequeira, um dos alunos, dizia ter aprendido bastante naquela tarde: “Aprendi que os morcegos são muito leves e que se um camião entornar gasolina as nossas águas ficam muito afetadas e isso é muito prejudicial. Este é um sítio muito giro para vir com os meus amigos e os meus pais”, afirmou convicto.

Por sua vez, a sua professora de Ciências, Ana Nóbrega, reconheceu a mais valia destas ações do PEDIME, referindo que “estas iniciativas são muito importantes para que os alunos possam conhecer a região onde vivem”.

“Alguns deles já conheciam este espaço, mas nunca tiveram a experiência de passar uma noite, que é uma das componentes desta visita, e que será muito entusiasmante”, reforçou a docente.

Ana Nóbrega explicou ainda que “o que é ensinado no CCV de Alviela também é abordado em contexto de sala de aula e, portanto, há uma estreita ligação com o que está a ser ensinado na escola”.

Inaugurado a 15 de dezembro de 2007, o CCV de Alviela foi desenvolvido com o objetivo de valorizar o património natural da nascente do rio Alviela e a sua zona envolvente, funcionando como recurso estratégico de divulgação científica e educação ambiental.

Os morcegos, a água e o Carso são as temáticas exploradas neste Centro Ciência Viva através de exposições interativas e de atividades diversas para os vários públicos, das quais se destacam, por exemplo, a Noite dos Morcegos.

Paula Robalo, diretora do CCV Alviela, deixou um balanço muito positivo da relação existente entre o Centro e a CIM Médio Tejo, através do PEDIME, afirmando que “tendo em conta a atual conjuntura, onde há bastante dificuldade por parte das escolas e dos pais em realizarem visitas ao nosso Centro, o PEDIME é muito importante”.

“Se assim não fosse, muito possivelmente os alunos não teriam acesso ao nosso espaço, nem a esta oportunidade de experiência e contacto direto com os nossos recursos. Portanto, faço um balanço muito positivo desta nossa participação no PEDIME e da relação com a CIM Médio Tejo”.

O PEDIME é cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu. 

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado