Notícias

Plataforma Supraconcelhia Médio Tejo reúne e apresenta vários trabalhos em curso

Plataforma Supraconcelhia Médio Tejo reúne e apresenta vários trabalhos em curso

A Plataforma Supraconcelhia Médio Tejo reuniu no dia 29 de novembro, na sede da CIM Médio Tejo, em Tomar, onde juntou os representantes do Instituto da Segurança Social, municípios e outros parceiros que trabalham no âmbito social.

Em representação da CIM Médio Tejo, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, começou por dar as boas vindas a todos os presentes e saudou a nova diretora do Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, Paula Carloto, o professor e especialista nestas matérias, Rogério Roque Amaro, como também os vários representantes dos municípios e instituições parceiras.

De seguida, coube ao secretário intermunicipal desta CIM, Jorge Simões fazer um balanço das atividades que a CIM Médio Tejo tem levado a efeito no âmbito social.

Jorge Simões referiu-se à execução de uma estratégia de comunicação e divulgação dos Espaços M (Projeto Maria III) e da RAP – Resposta de Apoio Psicológicos para crianças e jovens vítimas de violência doméstica do Médio Tejo. Referiu também que foi aprovada uma candidatura do Portugal Inovação Social em que a CIM Médio Tejo é investidora social e onde se vai trabalhar a questão do desemprego jovem, sendo o Tagusvalley o principal executor.

O secretário intermunicipal salientou ainda duas decisões tomadas no último Conselho Intermunicipal, dando conta que foi deliberado continuar a apoiar a resposta existente no âmbito da Saúde Mental, tendo sido também deliberado proceder à assinatura da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e à realização de um fórum local sobre esta temática, a realizar até maio de 2025.

Por último, o responsável evidenciou ainda a submissão de uma candidatura ao FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) no âmbito da elaboração de Planos Municipais para a Integração de Migrantes.

Seguidamente, foi a vez de Paula Carloto apresentar o projeto FICA – Frente para a Integração das Comunidades Apoiadas, endereçando o convite à CIM Médio Tejo para ser parceira neste projeto que tem como pretensão integrar as comunidades migrantes na sociedade portuguesa e na vida profissional. Foi ainda apresentado o Programa de Acolhimento Familiar, já em execução, e o Programa - Cartões Sociais, ainda numa fase piloto.  

A reunião desta plataforma prosseguiu onde houve momento para o debate acerca da cooperação interinstitucional para a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião procedeu-se à análise do Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social e Sustentável Integrado do Médio Tejo e abordou-se a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza.

De referir que a Plataforma Supraconcelhia do Médio Tejo funciona como um espaço privilegiado de debate e análise dos problemas sociais dos concelhos desta região.

Trata-se de uma plataforma que trabalha para uma melhor organização da intervenção, das respostas e dos equipamentos sociais, dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado