Notícias

Mochila Cultural Médio Tejo no Colégio de São Miguel (Fátima): “Novas perspetivas dão-nos novas ideias”

Mochila Cultural Médio Tejo no Colégio de São Miguel (Fátima): “Novas perspetivas dão-nos novas ideias”

Os alunos do 9.º ano do Colégio de São Miguel, em Fátima, colocaram a Mochila Cultural Médio Tejo “às costas” no passado dia 10 de fevereiro ao longo de uma manhã dedicada à cultura e à expressão artística.

A atividade transformou as salas de aula em ateliês criativos e os estudantes deram asas à imaginação nos workshops “Iniciação à Pintura – Desenho e Observação”, com o artista visual Maike Bispo, “Iniciação à Fotografia – Olhares Focados”, com a food stylist Patrícia Ascenso, e “Iniciação à Cerâmica – Modelação Criativa”, com o artesão e ceramista José Siphioni.

Entre o grupo de aprendizes estiveram Emília, Sara e Valéria, três alunas que testemunharam a sua experiência.

Emília começou por referir que a participação nestes workshops representa “uma oportunidade para fazer coisas que nunca experimentámos”, mostrando “novas ideias e novos projetos”. Sara, por seu lado, destacou a importância de “estar em contacto com profissionais destas áreas […] pelos conhecimentos e aprendizagens que transmitiram”, sublinhando que “podemos ser os próximos a ensinar aos outros”.

Ao lado das colegas, Valéria sublinhou que “ao experimentarmos estas coisas e estarmos em contacto com elas, conseguimos compreendê-las de uma forma diferente. São uma grande oportunidade para nos abrir os horizontes, dar novas perspetivas e possíveis caminhos. Novas perspetivas dão-nos novas ideias”.

Promover o contacto dos alunos com diversas expressões artísticas de modo a alargar os seus horizontes é o objetivo principal da medida Mochila Cultural Médio Tejo, desenvolvida pela CIM Médio Tejo em parceria com o PNA – Plano Nacional das Artes, que esteve representado por Cecília Correia, Coordenadora Intermunicipal das regiões do Médio Tejo e do Oeste e Coordenadora Regional da Zona Centro.

Para Cecília Correia, a atividade comprovou que “o plano cultural de escola é uma mais-valia em contexto escolar” e que os workshops de cerâmica, fotografia e desenho se revelaram “momentos de fazer o aluno brilhar”, pois “uma sala de aula não é apenas o lugar do conhecimento, ou seja, é onde desaguam todos os conhecimentos, dos professores e dos alunos que trazem consigo um pouco do seu património e das suas raízes.”.

A manhã criativa foi, igualmente, acompanhada por Manuel Lourenço, Diretor-Geral do Colégio de São Miguel, e por Inês Nunes, Diretora do Plano Cultural de Escola, que salientaram a importância da arte na dinâmica do colégio desde a sua fundação e na interatividade com diversas disciplinas.

Manuel Lourenço partilhou a esperança de que os workshops tenham deixado sementes “de transformação” e enfatizou o trabalho desenvolvido nesse sentido, transmitindo “às crianças e aos jovens que, se eles não forem artistas na forma como encaram a sua própria vida, não conseguem realizar os seus próprios desejos”.

Inês Nunes, por sua vez, realçou a realização desta atividade junto dos alunos do 9.º ano numa “altura importantíssima da vida deles porque vão ter de tomar agora decisões em relação ao futuro e, tendo em conta que temos aqui o nosso curso de artes, achámos importante dar-lhes esta visão mais prática” com “a liberdade e criatividade que este tipo de atividade permite” e estimulando “o espírito crítico”.

A medida Mochila Cultural Médio Tejo integra o PEDIME - Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, que é cofinanciado pelo Centro2030 através do Fundo Social Europeu.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado