Notícias

PEDIME assegura Programa de Visitas de Estudo gratuitas ao Médio Tejo

ourem

Integrado no âmbito do PEDIME, Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, o Programa de Visitas de Estudo será uma realidade este ano letivo 2019/2020, bem como nos próximos: 2020/2021 e 2021/2022.

O início do procedimento para a aquisição do serviço de transporte neste âmbito foi aprovado no último Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, reunido a 28 de novembro, em Tomar.

O Programa de Visitas de Estudo, integrado no contexto do Eixo 2 - Medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção dosucesso educativo – é uma das atividades de âmbito intermunicipal do PEDIME, que prevê a dinamização de um programa estruturado de visitas de estudo ao Património Natural e construído no território do Médio Tejo, de acordo com os temas pedagógicos associados aos programas educativos vigentes e em função dos respetivos níveis de escolaridade.

De salientar que a implementação do programa surgiu no âmbito do contrato celebrado com a Universidade Nova de Lisboa - FCSH, a qual elaborou 45 guiões pedagógicos de apoio à preparação das visitas nas suas diversas fases (o antes, o durante e o pós-visita), todos eles disponíveis aqui.

castelo do bode

Este programa de visitas, gratuito para os alunos do Médio Tejo, aproxima os alunos à comunidade local e promove a aprendizagem através da exploração de contextos de educação não-formal.

Considera Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, que “esta ação possibilita a valorização do território, os locais propícios a visitas que se cruzam com os programas escolares e estimula-se a visita enquanto momento ligado à flexibilidade curricular, sendo um complemento à aprendizagem na sala de aula”.

À semelhança do ano letivo anterior, é possível realizar visitas de estudo a locais muito diversos e, simultaneamente, de elevado interesse no contexto curricular, bem como para o desenvolvimento do perfil de competências dos alunos. São exemplos: Centros de Ciência Viva (Alviela, Constância) e Centro Integrado de Educação em Ciências (Vila Nova da Barquinha), Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento), Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo & Parque Arqueológico do Ocreza (Mação), Monumento Natural das Pegadas da Pedreira do Galinha (Ourém), Aldeias de Xisto: Água Formosa e Pedrógão Pequeno (Vila de Rei e Sertã), entre outros.

Recorde-se que o PEDIME está enquadrado no projeto Educação de Excelência do Médio Tejo, previsto nas Opções do Plano e Orçamento 2020, e tem como objetivo fundamental promover a valorização do Médio Tejo através do reconhecimento de uma educação de excelência nesta região, combatendo o abandono e insucesso escolar e promovendo projetos educativos inovadores, que contribuam para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem e os níveis de excelência no ensino.

Este projeto encontra-se previsto no âmbito do Investimento Territorial Integrado / Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo, contratualizado com as Autoridades de Gestão do Portugal 2020.

entroncamento museu

As Visitas de Estudo foram uma constante no ano letivo transato.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado