Notícias

MACFIRE – Gestão de Ocorrências “um projeto em desenvolvimento”

MACFIRE edit

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprovou, no dia 9 de maio, a minuta de protocolo a celebrar com a ANEC, com a CIM do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e o Município de Mação para a Gestão de Ocorrências,no âmbito da cedência de dados da aplicação SIRESP-GL.

Recorde-se que na sequência dos grandes incêndios de 2017, foi executado no ano de 2018 a implementação de um projeto piloto a nível distrital, no âmbito da criação de sistema de suporte à decisão no combate aos incêndios florestais em articulação com o Comando Distrital de Operação e Socorro (CDOS) de Santarém, o denominado MACFIRE (Mac de Mação, Fire de fogo).

O MACFIRE – Gestão de ocorrências - foi operacionalizado em concertação com o CDOS de Santarém, as duas CIM do Distrito de Santarém (Médio Tejo e Lezíria do Tejo) e o município de Mação. Desde então, o processo tem vindo a possibilitar um maior desenvolvimento da aplicação, estendendo-se o uso da mesma a todos os Corpos de Bombeiros do distrito.

Nesta fase, e através deste protocolo pretende-se que os dados da ANEPC, de todos os rádios SIRESP, possam ser incorporados no sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências - operacionalizando ainda mais o sistema de suporte à decisão no distrito de Santarém.

“Queremos que este sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências, já com a georreferenciação de todos os meios, possa estar disponível a todos os corpos operacionais, em concreto aos bombeiros que estão na frente de fogo, que vão poder através de uma aplicação acrescentar elementos e dar informação para o centro de comando”, afirma Miguel Pombeiro, Secretário Executivo da CIM do Médio Tejo, salientando que “é fundamental que se tenha online a localização exata onde é que estão os operacionais, os carros de bombeiros e os meios”.

No âmbito da preparação do dispositivo para 2019, foi realizada uma apresentação do projeto na Secretaria de Estado da Administração Interna com vista a ser solicitado o acesso aos dados (localização) dos rádios SIRESP-GL, evitando assim o custo na aquisição/aluguer de localizadores.

No decorrer do processo, foi também realizada uma reunião no passado dia 18 de abril, nas instalações da ANEPC, com vista à operacionalização da cedência dosdados dos rádios SIRESP-GL.

O ano passado, foi atualizada pela CIM do Médio Tejo, a aplicação tecnológica de sistema de informação geográfica, a qual proporciona o apoio à decisão, uma vez que permite aos operacionais no terreno “o desenho” nos dispositivos móveis, em tempo real, do que estão a observar no teatro de operações. Já a CIM da Lezíria do Tejo efetuou a aquisição de 2 drones equipados com câmara de vídeo e câmara térmica, permitindo fazer um reconhecimento aéreo do teatro de operações.

Nesta fase, e após aprovado o protocolo que prevê a operacionalização da cedência dos dados dos rádios SIRESP-GL, Miguel Pombeiro refere que é possível que o sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências - esteja pronto a partir do mês de junho, sendo “um projeto em desenvolvimento, onde vamos acrescentando cada vez mais valências”.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado