Notícias

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

Foi ontem, dia 16 de abril, aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto transfronteiriço HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability), em que a CIM Médio Tejo é uma das organizações parceiras.

O projeto é coordenado pela Fundação Huerta de San Antonio de Úbeda (Espanha, Andaluzia) e tem um orçamento total de 1,6 milhões de euros, cofinanciado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Interreg Sudoe 2021-2027, visando a mobilização e revitalização de singularidades culturais, naturais e patrimoniais das zonas rurais do sul da Europa.

O HITTS constitui uma resposta aos desafios que o espaço SUDOE enfrenta na atualidade, nomeadamente o despovoamento, o envelhecimento e a emigração de talentos. Com um programa ambicioso, as atividades decorrem até ao final de 2026 e focam-se na revitalização do património, na criação artística e na cooperação entre os sectores público e privado, empregando metodologias inovadoras para fomentar o turismo ecológico e sustentável. 

O projeto propõe uma estratégia transnacional para promover o turismo, baseada na utilização do património e na participação ativa da comunidade local no processo. Com estas ações, o HITTS pretende transformar as regiões rurais do SUDOE em destinos turísticos sustentáveis e atrativos, contribuindo para o seu desenvolvimento económico e cultural.

Em termos operacionais, o HITTS iniciar-se-á com ações centradas no envolvimento de todos os intervenientes nas zonas rurais de intervenção. Será elaborado um diagnóstico participativo por território para avaliar os recursos patrimoniais, culturais e artísticos endógenos e serão detetadas 15 boas práticas.

Será ainda desenhada uma estratégia comum para o desenvolvimento socioeconómico inovador e sustentável das zonas rurais, que será a principal concretização do projeto, assente na valorização turística do seu património cultural e natural.

Finalmente, o HITTS propõe a implementação de ações piloto da estratégia, adaptadas às singularidades, condições e necessidades de cada território.

O consórcio do HITTS tem perfis complementares nas temáticas do projeto, sendo que Portugal é representado pela CIM Médio Tejo e pelo Município de Montalegre (Alto Tâmega); a França conta com a participação do Parc Naturel régional des Grands Causses (Região da Occitânia) e da empresa Aven Armand - Montpellier le Vieux SA (Região da Occitânia); em representação de Espanha participam, para além do coodenador, a Fundação Valle Salado de Añana (País Basco), a Associação "Tierra de Libertad" (Castilla la Mancha) e a Faculdade de Turismo da Universidade de Múrcia.

Os três Grupos de Ação Local do Médio Tejo: ADIRN, Pinhal Maior e TAGUS, são parceiros locais da CIM Médio Tejo para execução do projeto.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado