No ano de 2024 destacamos as seguintes atividades dos sapadores florestais:
- No âmbito dos trabalhos de silvicultura preventiva (gestão de combustível) foram realizados um total 290 hectares.
- Foi promovida formação básica de Sapadores Florestais a UFCD – Técnicas de rescaldo a todos os trabalhadores, num total de 50horas.
- No âmbito do dispositivo de combate a incêndios rurais (DECIR) as Brigadas de Sapadores Florestais estiveram empenhadas em vigilância, vigilância ativa ou em teatros de operações, num total de 40 dias.
- Participação em queimadas, promovidas pelo ICNF, com o objetivo de gestão de combustíveis no âmbito de fogo rural e de proteção contra incêndios, com especial relevância para o treino operacional conjunto de diversas equipas.
No ano de 2025 prevê-se a execução de cerca de 320 hectares de gestão de combustível na área de intervenção do Médio Tejo. No presente encontram-se em curso trabalhos nos municípios de Alcanena (Minde), Tomar (Pedreira) e Vila Nova da Barquinha (Zona industrial).
A CIM do Médio Tejo conta com a titularidade de duas Brigadas de Sapadores Florestais, cada Brigada é constituída por três equipas, que se dedicam a diversos trabalhos centrados nos concelhos do Médio Tejo.
As Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Ambiental.