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ALUNOS VISITAM CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

ALUNOS VISITAM CENTRO DE CIÊNCIA VIVA

Suspiros, sorrisos, perguntas, conversas, interações foi tudo isto e muito mais que aconteceu no dia 13 de abril no Centro de Ciência Viva de Constância (CCVC), entre os alunos da Escola Básica da Junceira, do Agrupamento de Escolas Templários e os mediadores de ciência daquele espaço.

A oportunidade desta visita de estudo conferida aos 38 alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo foi garantida através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME), da CIM Médio Tejo.

Tal como explicou Hélder Marques, da CIM Médio Tejo, a visita concretizou-se integrada na Ação – Ciência viva Médio Tejo, que “é uma medida do PEDIME composta por quatro atividades distintas. Uma das atividades são as visitas de estudo aos Centros de Ciência Viva com atividades experimentais”.

Os alunos chegaram ao CCVC e tiveram oportunidade de conhecer os vários espaços do Centro ter uma sessão no planetário e ainda uma ação dedicada à computação.

“Estes alunos vão fazer uma atividade no planetário, tratando-se de uma conversa com as crianças, em que o mediador de ciência fala com eles sobre aspetos do céu e adequa a linguagem tendo em conta o seu nível etário”, referiu Máximo Ferreira, diretor do CCVC, acrescentando que “com os mais pequenos é sempre uma experiência muito interessante e engraçada quando eles veem a lua e não só, tornando-se um momento muito interativo”.

“Depois, há um momento reservado ao cubetto, que é um programa de computação”. E explicou: “Dispomos de algumas caixinhas, que têm umas setas e quando eles querem programar o robot têm de fazer alguns passos com uma bolinha nessas caixas. É um momento de programação muito giro, que lhes dá oportunidade de fazer coisas que nem imaginavam”.

 “Para nós, estas ações fazem toda a diferença porque nós como estamos num meio muito rural, não temos acesso a muitas coisas e oportunidades. Portanto, todas estas ações que nós pudermos fazer e todos os sítios onde conseguirmos levar os meninos para dentro de assuntos, que estão relacionados com o programa escolar, são uma grande mais valia”, referiu Teresa Louro, professora na Escola Básica da Junceira, reconhecendo que “de outra forma seria muito mais complicado por questões financeiras, logísticas, etc. O PEDIME dá-nos estas possibilidades, o que é ótimo”.

Mais avançou Teresa Louro que as professoras daquela escola, no concelho de Tomar, estiveram a conhecer a oferta de ações do PEDIME e concluíram que há imensas atividades que podem ser usufruídas para benefício das aprendizagens dos alunos.

O PEDIME continua a executar ações diversas nas escolas do Médio Tejo e para conhecer o seu programa de ações deve consultar: https://oie.mediotejo.pt/

É um instrumento de coordenação e de planeamento estratégico da educação a três níveis: agrupamento de escolas, município e a CIM, cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu. 

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