Teve lugar no passado dia 10 de julho, em Ourém, uma conferência de imprensa dedicada à apresentação das recentes alterações operacionais no serviço de Transporte a Pedido (TAP) no concelho, no âmbito do contínuo esforço de melhoria da mobilidade pública na região do Médio Tejo.
Em funcionamento em Ourém desde 2016, gerido pela CIM Médio Tejo, o TAP foi agora objeto de uma reformulação profunda, com o intuito de aumentar a sua eficácia e relevância para a população local oureense.
Numa ocasião presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Albuquerque, que enalteceu as mais valia deste transporte para a população do seu concelho, a sessão prosseguiu com a apresentação detalhada do serviço com o primeiro secretário executivo desta CIM, Miguel Pombeiro.
Desde o dia 1 de julho, que entrou em vigor, em Ourém, uma nova rede de oito circuitos, que operam todos os dias úteis, com ligação direta dos lugares à sede do concelho.
A atualização do serviço assentou em quatro eixos estratégicos fundamentais:
- Ampliar a cobertura temporal, passando a funcionar em todos os dias úteis e não apenas em alguns dias da semana;
- Reconfigurar os circuitos, para permitir ligações eficazes entre os lugares e a sede do concelho, respondendo de forma mais direta às necessidades da população;
- Alargar a cobertura territorial, com a inclusão da zona sul do concelho na rede de transporte;
- Reconfigurar os horários, de forma a adequar-se não apenas a deslocações por motivos de saúde, mas também a outras necessidades de mobilidade dos cidadãos.
A adesão ao TAP continua a ser simples e acessível, com marcação por telefone, através de chamada gratuita (das 9h00 às 15h00) pelo 800 209 226 ou online em transporteapedido.mediotejo.pt, mantendo-se como uma solução pública flexível, económica e ambientalmente sustentável, especialmente concebida para contextos de menor densidade populacional e onde a oferta de transporte público é escassa.
Este reforço do serviço em Ourém representa mais um passo importante na consolidação de uma rede de transporte público adaptada e próxima das pessoas na qual a CIM Médio Tejo e os seus municípios têm-se empenhado.
O Transporte a Pedido funciona em 13 concelhos da região, reúne cerca de 80 circuitos e mais de 1300 paragens, tendo 27 operadores de táxi ao seu serviço. É cofinanciado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do programa Incentiva +TP.