Notícias

Sapadores Florestais da CIM do Médio Tejo | Relatório agosto/2024

Sapadores Florestais da CIM do Médio Tejo | Relatório agosto/2024

A atividade das brigadas de sapadores florestais da CIM do Médio Tejo, no mês de agosto, centrou-se essencialmente na sua afetação ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2024 (DECIR 2024), tendo sido empenhadas num total de 24 dias, nos seguintes moldes:

  • 16 dias de pré posicionamento interpolados entre Tomar e Sardoal;
  • 4 dias no teatro de operações no município de Torres Novas;
  • 4 dias de silvicultura na Mata dos Sete Montes (município de Tomar);

O empenhamento das Brigadas do Médio Tejo continua a ser de extrema relevância, uma vez que atuaram em rotatividade, permitindo assim um acompanhamento permanente de meios no terreno. Estas Brigadas desenvolvem diversas missões, como apoio ao combate, acompanhamento de máquina de rasto mobilizada pelo Núcleo Sub-regional do Médio Tejo do ICNF, abertura de faixas com recurso a ferramentas manuais de Sapador Florestal e rescaldo.

Relembramos que para além desta atividade as Brigadas de Sapadores até à data executaram 263,1 ha no âmbito de atividades de silvicultura preventiva.

A CIM do Médio Tejo conta com a titularidade de duas Brigadas de Sapadores Florestais, cada Brigada é constituída por três equipas, que se dedicam a diversos trabalhos centrados nos concelhos do Médio Tejo.

As Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Ambiental.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado