Com o objetivo global de tornar as bibliotecas um pilar na promoção da sustentabilidade e resiliência comunitária, a Rede de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo integra o consórcio TELL – Trans-European Learning Libraries, um projeto aprovado e financiado pelo programa Erasmus+ até outubro de 2026.
Para além da participação portuguesa, através da Rede do Médio Tejo, o projeto junta redes de bibliotecas da Roménia, Itália, Grécia, Bulgária, França e Croácia, num total de oito parceiros.
As ações do projeto incluem a formação de 1.500 profissionais das bibliotecas envolvidas e cerca de 30.000 cidadãos, nas áreas de competências prioritárias para o setor, definidas por resolução do Conselho da Europa de 2023: liberdade de expressão, acesso livre à informação e participação democrática.
Um dos objetivos é também sensibilizar cerca de 500 decisores políticos à escala europeia para a oportunidade de reforçar a intervenção das bibliotecas através da mobilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2028-2035.
Através da realização de cursos de verão em universidades europeias, eventos nacionais e a implementação de um piloto para as ações de formação e capacitação previstas, a testar no território do Médio Tejo, o TELL criará novas oportunidades de aprendizagem para as bibliotecas europeias, tendo também em consideração duas grandes prioridades: o desenvolvimento sustentável e o uso responsável da inteligência artificial.
O projeto arrancou com uma primeira reunião de trabalho e apresentação dos parceiros, que decorreu em Bucareste e a Rede de Bibliotecas do Médio Tejo, onde marcou presença online Nuno Ferreira, da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, de Constância.