Notícias

 Rede de Bibliotecas do Médio Tejo integra consórcio europeu TELL

Rede de Bibliotecas do Médio Tejo integra consórcio europeu TELL

Com o objetivo global de tornar as bibliotecas um pilar na promoção da sustentabilidade e resiliência comunitária, a Rede de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo integra o consórcio TELL – Trans-European Learning Libraries, um projeto aprovado e financiado pelo programa Erasmus+ até outubro de 2026.

Para além da participação portuguesa, através da Rede do Médio Tejo, o projeto junta redes de bibliotecas da Roménia, Itália, Grécia, Bulgária, França e Croácia, num total de oito parceiros.

As ações do projeto incluem a formação de 1.500 profissionais das bibliotecas envolvidas e cerca de 30.000 cidadãos, nas áreas de competências prioritárias para o setor, definidas por resolução do Conselho da Europa de 2023: liberdade de expressão, acesso livre à informação e participação democrática.

Um dos objetivos é também sensibilizar cerca de 500 decisores políticos à escala europeia para a oportunidade de reforçar a intervenção das bibliotecas através da mobilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2028-2035.

Através da realização de cursos de verão em universidades europeias, eventos nacionais e a implementação de um piloto para as ações de formação e capacitação previstas, a testar no território do Médio Tejo, o TELL criará novas oportunidades de aprendizagem para as bibliotecas europeias, tendo também em consideração duas grandes prioridades: o desenvolvimento sustentável e o uso responsável da inteligência artificial.

O projeto arrancou com uma primeira reunião de trabalho e apresentação dos parceiros, que decorreu em Bucareste e a Rede de Bibliotecas do Médio Tejo, onde marcou presença online Nuno Ferreira, da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, de Constância.IMG 0870 Copy

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado