Notícias

Presidente da CIM do Médio Tejo acompanha a 3.ª visita estudo do projeto UNLOCK

Presidente da CIM do Médio Tejo acompanha a 3.ª visita estudo do projeto UNLOCK

De 3 a 6 de junho, teve lugar em Rzeszów, na Polónia, a 3.ª visita de estudo do projeto UNLOCK,  liderado pela Universidade de Hanze, e com o objetivo de discutir melhorias na política regional para o desenvolvimento da economia do hidrogénio verde.

Através da partilha de experiências e da participação em atividades de aprendizagem comum, as regiões, juntamente com as partes interessadas relevantes e com o apoio dos conhecimentos especializados das universidades envolvidas, identificarão boas práticas políticas, e retirarão lições políticas para o reforço do crescimento sustentável, da competitividade.

Esta 3.ª visita de estudo contou com a presença do presidente da CIM do Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, que se fez acompanhar do presidente da autarquia de Alcanena, Rui Anastácio, bem como do diretor técnico da Agência Regional de Energia e Ambiente  - MédioTejo21, Ricardo Beirão.

Foram vários os temas discutidos, tais como:

- políticas regionais para reforçar o crescimento sustentável, a competitividade das PME e a criação de emprego nas PME na região verde H2 em desenvolvimento;

- implementação de um ecossistema de hidrogénio numa cidade - desafios e possibilidades para as PME;

- Utilização do hidrogénio em vários sectores da economia: recomendações para os decisores políticos sobre a melhoria das políticas regionais SMART;

Para além da abordagem destes temas foram efetuadas visitas a vários locais,  como foi o caso do Instituto CEREL de Engenharia de Energia que lhes permitiu “in loco” perceber o funcionamento e o desenvolvimento de componentes cerâmicos para eletrolisadores, bem como ao Laboratório de Hidrogénio da Universidade Tecnológica de Rzeszow, onde tiveram a oportunidade verificar o que é feito em termos de investigação e desenvolvimento na âmbito do hidrogénio.

Relembra-se que a CIM do Médio Tejo é região piloto do Hidrogénio e tem vindo a procurar desenvolver economias locais de hidrogénio verde, que incluem iniciativas de mobilidade inteligente e ecológica, economia circular e adaptação às alterações climáticas.

O projeto UNLOCK insere-se no Programa Interreg Europe,  financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que foi concebido para apoiar a aprendizagem inter-regional entre organizações políticas relevantes em toda a Europa. O objetivo do programa é permitir que as autoridades públicas e outras organizações relevantes aprendam ativamente da experiência de outras regiões.

Este é um processo de aprendizagem que envolve identificar, analisar e transferir boas práticas com o objetivo de melhorar os instrumentos da política de desenvolvimento regional e, em última análise, entregando soluções que beneficiem todos os cidadãos.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado