Decorreu no passado dia 7 de julho, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, em Mouriscas, mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (CDIEd) da CIM Médio Tejo.
O encontro reuniu representantes dos municípios que integram a CIM Médio Tejo, entidades educativas e diversos parceiros estratégicos, reforçando a cooperação regional em torno da área da Educação.
A sessão teve início com a análise da implementação da Fase 3 do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME), instrumento orientador das políticas educativas do Médio Tejo, nomeadamente sobre os constrangimentos e as mais valias sobre a concretização das medidas municipais e intermunicipais.
No âmbito da preparação da fase 4 do PEDIME, foi apresentada uma síntese dos trabalhos desenvolvidos até ao momento, seguida da apresentação da proposta de orientação estratégica PIPSE 2025–2028 para o Médio Tejo, pela consultora Nadia Ferreira.
Com o objetivo de consolidar práticas educativas mais coesas, equitativas e territorialmente integradas, este documento expõe informações de contexto da região, reflete sobre as ações mais recentes no âmbito do PEDIME e identifica os eixos prioritários e respetivas atividades âncora para os próximos anos, com foco no sucesso escolar, na inovação pedagógica, na qualificação do território e na inclusão.
Foram ainda abordados outros temas relevantes, nomeadamente o ponto de situação sobre as ofertas formativas profissionalizantes, a evolução dos projetos em curso no âmbito do Portugal Inovação Social e a apresentação do Centro Paleontológico Nery Delgado, a inaugurar em setembro de 2025 em Vales de Cima, concelho de Torres Novas.
Esta reunião constituiu mais um passo significativo na construção de uma visão educativa partilhada para o Médio Tejo, evidenciando a importância da articulação intermunicipal e multinível para a definição de estratégias integradas, sustentáveis e inovadoras, ajustadas às necessidades e potencialidades do território, abrindo reflexões importantes sobre a promoção do sucesso escolar no Médio Tejo nos próximos três anos.
O PEDIME é cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2030 e Programa Operacional do Centro 2030, através do Fundo Social Europeu.