Notícias

PEDIME: Crianças pintam mural “Lendas do Almourol”

PEDIME: Crianças pintam mural “Lendas do Almourol”

A CIM Médio Tejo promoveu, entre os dias 23 e 27 de junho, mais uma iniciativa do programa “Mochila Cultural Médio Tejo”, desta vez com a criação de um mural artístico no JI/EB1 de Praia do Ribatejo, em Vila Nova da Barquinha. Sob o título “Lendas do Almourol”, o mural contou com a participação de cerca de 54 alunos do 1.º ciclo, que, com grande entusiasmo, colocaram as mãos na tinta para dar cor e vida às lendas do Castelo.

A iniciativa foi coordenada pelo ilustrador Maike Bispo, que ao longo de uma semana dinamizou a pintura coletiva com a comunidade escolar, numa verdadeira partilha entre arte, património e história. O mural foi inaugurado no dia 27 de junho.

“Esta parede foi durante anos usada para cenários e atividades, mas encontrava-se algo desprezada. Através da Mochila Cultural surgiu a oportunidade ideal de requalificá-la com um mural alusivo ao castelo e às suas lendas. Foi uma experiência para a vida”, referiu Paula Pontes, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

A par do desenvolvimento artístico, o projeto teve uma forte componente pedagógica e de valorização da história local. Para Maike Bispo, o mural retrata a lenda da princesa Beatriz, figura associada ao Castelo de Almourol, despertando a curiosidade das crianças: “Enquanto pintam, querem saber tudo. Perguntam porque é que os peixes voam ou quem é a menina. Conto-lhes a fábula enquanto pintamos juntos. É uma troca maravilhosa”.

“Quanto à pintura, aconteceram muitos percalços (risos), mas eu estava cá para os corrigir”, disse o ilustrador.

IMG 1075

Para Dalila Mateus, representante do estabelecimento, a iniciativa foi um sucesso pedagógico: “Houve um cuidado extremo por parte dos alunos, mesmo os mais pequenos. Participaram com respeito e aprenderam sobre o património do concelho. Momentos como estes são fundamentais.”

Esta atividade esteve também integrada no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha – “Ver, Viver e Sentir: Arte e Ciência; Educar para a Paz”, e vem reforçar a articulação com os objetivos do PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, uma aposta clara na promoção de experiências educativas significativas fora da sala de aula.

“Ter um artista a trabalhar diretamente com os nossos alunos é uma oportunidade formativa extraordinária. Este é um exemplo de como se desperta o gosto pela arte e pela criação. O PEDIME é uma mais-valia na educação no nosso território”, sublinhou Paulo Tavares, diretor do Agrupamento.

O programa “Mochila Cultural Médio Tejo” é uma medida do PEDIME, da CIM Médio Tejo, que visa proporcionar às crianças e jovens do território o contacto direto com manifestações artísticas, culturais e científicas, promovendo a sua formação e a ligação ao património cultural.

Como resumiu o jovem José Augusto, de 9 anos: “O mais giro é aquele homem a pescar no mural. Eu gostei muito de pintar… e de pintar os peixes no ar!”

O PEDIME é cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2030 e Programa Operacional do Centro 2030, através do Fundo Social Europeu. 

IMG 1079

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado