Nos dias 15 e 16 de outubro, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo acolheu na sua região os parceiros da Grécia, Itália e Malta, no âmbito do projeto Blue-Green Exercise for Well-being, financiado pelo Programa Erasmus+. O encontro teve lugar no Sardoal, onde foi feito o balanço e avaliação das atividades desenvolvidas durante o último ano, com o objetivo de sublinhar a relevância do exercício físico ao ar livre, alinhado com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e os princípios da Ecopsicologia.
Durante esta visita, a CIM Médio Tejo organizou uma série de atividades, valorizando o património natural e cultural da região. O programa incluiu uma visita ao Centro de Interpretação da Semana Santa, no Sardoal, onde os convidados puderam mergulhar na riqueza histórica e espiritual do território, seguida de uma caminhada pelo Paul do Boquilobo, Reserva da Biosfera da UNESCO. O evento culminou com uma experiência de enoturismo, num ambiente de descontração e partilha cultural. Já no dia 16, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Convento de Cristo, um dos mais fascinantes monumentos classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.
Esta iniciativa reforçou o papel do Médio Tejo como um destino de turismo sustentável, promovendo também o intercâmbio de boas práticas entre os países envolvidos, num esforço conjunto para promover o bem-estar físico e mental através da atividade física e de uma maior conexão com o ambiente natural.