Notícias

Projeto CIA (Cidadania Informada e Ativa) apoia ensino à distância

pc

No âmbito do Projeto CIA (Cidadania Informada e Ativa), a pedido da CIM Médio Tejo, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas autorizou a cedência temporária de um conjunto de computadores portáteis e tablets às bibliotecas municipais do Médio Tejo.

Devido à situação de emergência que o país ainda atravessa, a implementação do CIA tem sido adiada uma vez que o projeto prevê a realização de ações de grupo para promoção da literacia digital e da leitura nas Bibliotecas Públicas e noutros locais em cada município, favorecendo a aproximação desta às comunidades locais.

Assim, considerando também os desafios que a pandemia impôs para a educação e formação de crianças e jovens à distância, a pedido da CIM Médio Tejo, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas autorizou a cedência temporária dos equipamentos TIC a alunos carenciados da região no contexto das atividades de ensino.

Esta cedência temporária dos recursos, cofinanciados pelo Ministério da Cultura, “revestiu-se de grande importância pois, possibilitou aos alunos um acesso mais facilitado às aulas e às várias ferramentas disponibilizadas que fizeram parte do ensino à distância”, salienta Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo.

Terminada a fase mais aguda da pandemia, informa a CIM do Médio Tejo que os recursos cedidos serão devolvidos às Bibliotecas Públicas, com o objetivo de proporcionar a toda a população o desenvolvimento de competências no domínio da Literacia Digital e da Leitura e Literacia nos espaços adequados para o efeito, neste caso, as bibliotecas.

Recorde-se que o projeto CIAresulta de uma candidatura apresentada à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas no âmbito do PADES (Programa de Apoio ao desenvolvimento de Serviços).

A aprovação do CIA permitiu o apetrechamento de 12 Bibliotecas Públicas do Médio Tejo com computadores portáteis e tablet, visando, entre outros, a melhoria dos hábitos de leitura e as literacias da população mais excluída da região, bem como promoção do acesso à internet, especialmente o uso da informação, dos serviços digitais que atualmente a administração pública disponibiliza e dos serviços online das Bibliotecas Municipais.

O desenvolvimento do projeto CIA compete à DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas), à CIM Médio Tejo, à Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas e aos respetivos municípios (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei), com o apoio de Juntas de Freguesia, Centros Qualifica e Universidades Sénior.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado