Notícias

Médio Tejo na segunda reunião transnacional do projecto europeu HITTS

Médio Tejo na segunda reunião transnacional do projecto europeu HITTS

De 9 a 11 de julho de 2024, os beneficiários do projeto HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism, Sustainability), cofinanciado pelo programa europeu Interreg SUDOE, participaram na segunda reunião transnacional do projeto que decorreu em Millau (França). A reunião foi organizada conjuntamente pelo Parque Natural Regional de Grands Causses e Aven Armand - Montpellier le Vieux - SA, parceiros franceses do HITTS.

O objetivo do HITTS é valorizar as singularidades do património cultural e natural das zonas rurais do espaço SUDOE, através da revitalização do património, da criação artística e da colaboração público-privada, promovendo o turismo sustentável e ecológico.

Esta reunião contou com a participação dos 8 beneficiários do projeto: Fundação Huerta de San Antonio-Úbeda (ES); Fundação Valle Salado de Añana (ES); Associação de Desenvolvimento de Campo de Montiel e Campo de Calatrava Tierras de Libertad (ES); Escola Superior de Turismo de Múrcia S.L. (ES); Município de Montalegre (PT); Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (PT); Syndicat mixte d'aménagement et de gestion du Parc naturel régional des Grands Causses (FR); e L’Aven Armand – Montpellier le Vieux SA (FR).

Participaram ainda representantes dos três Grupos de Ação Local do Médio Tejo, ADIRN, TAGUS e Pinhal Maior, parceiros da CIM na execução do projeto.

A reunião, com participantes franceses, espanhóis e portugueses, incluiu várias sessões de gestão de projetos e seminários de intercâmbio e aprendizagem mútua. Por exemplo, como boa prática do território, a metodologia para a execução do projeto RECREATER, um projeto de investigação-ação de três anos lançado no Maciço Central de França, foi partilhada com os restantes beneficiários. Este projeto procurou conceber uma estratégia de turismo e atratividade através da participação ativa da população e da união entre desportos de natureza, cultura e património.

Como parte da agenda, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Millau e os Grands Causses para entender e aprender mais sobre a história, cultura e património da área. Também foi possível visitar La Cité de Pierre, um sítio impressionante e que é um parque geológico privado protegido de 120 hectares gerido diretamente pela Aven Armand - Montpellier le Vieux – SA.

A próxima reunião transnacional HITTS terá lugar no Médio Tejo, em fevereiro de 2025, onde será realizada uma sessão de intercâmbio de boas práticas identificadas pelos beneficiários em matéria de património natural e cultural, sustentabilidade e turismo. 

Para saber mais sobre o HITTS:

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado