A CIM Médio Tejo viu recentemente aprovada uma nova parceria Interreg Sudoe. o projeto intitulado de ResilientES: Economia social, motor do desenvolvimento socioeconómico em zonas rurais e não-urbanas na SUDOE, que é coordenado pela Região de Múrcia (Espanha) e tem uma execução prevista até 30.05.2028.
O projeto prevê a definição de uma estratégia transnacional para promover a economia social como oportunidade para desenvolver os territórios, valorizando os recursos e promovendo a colaboração entre atores regionais, assegurando o acesso a serviços qualificados e promovendo a fixação de população.
A parceria é formada por seis parceiros de Espanha, dois de França e dois de Portugal, tendo previsto um investimento total de cerca de 1.7 milhões de euros. No Médio Tejo a CIM contará com o envolvimento dos três GAL com intervenção no território, a ADIRN, a Tagus e a Pinhal Maior.
A primeira reunião do projeto decorreu em Múrcia entre os dias 24 e 26 de setembro, tendo sido alinhada a lógica de intervenção, o plano de trabalhos e a distribuição de tarefas, e efetuado diversas visitas a entidades de economia social daquela região.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Interreg Sudoe.


