Notícias

IV Encontro Equipas Multidisciplinares Médio Tejo

IV Encontro Equipas Multidisciplinares Médio Tejo

15.07.2024, Entroncamento, Cineteatro S. João

No âmbito dos PIICIE, desde o ano de 2016 a CIM Médio Tejo dinamiza o projeto “Educação de Excelência Médio Tejo”.

Um dos seus eixos é o PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação), cuja implementação, desenvolvimento e monitorização / avaliação se apoia numa lógica de planeamento estratégico multinível, envolvendo, além da CIM Médio Tejo, os municípios da região, os AE/ENA e outros parceiros locais/nacionais.

A coordenação e planeamento intermunicipal visa a partilha de recursos e a convergência de ações orientadas para a superação das limitações e/ou problemas educativos comuns.

O funcionamento de equipas multidisciplinares (EQM) e, por outro lado, a implementação de um projeto piloto sobre Orientação e Desenvolvimento de Competências de Gestão de Carreira para os alunos do Médio Tejo, são exemplos de medidas que visam contribuir para a promoção do sucesso escolar, em particular da inclusão, uma vez que é crescente a necessidade de encontrar soluções que deem resposta aos diferentes desafios que a comunidade educativa identifica.

Sobre as equipas multidisciplinares:

Ao nível dos municípios, o funcionamento de equipas multidisciplinares (EQM) tem suportado a prossecução de um elevado número de medidas. Neste contexto, os técnicos e/ou educadores / docentes que integram as EQM desempenham um papel fundamental no apoio às crianças e jovens em matéria de educação. Quer pela diversidade de perfis / valências profissionais que os carateriza, quer pelo facto de a constituição de cada equipa resultar de um processo de diagnóstico de situação e respetiva proposta de intervenção. 

Sobre a Orientação e Desenvolvimento de Competências de Gestão de Carreira:

Os elementos que constituem o grupo de trabalho da Educação têm debatido a orientação vocacional dos alunos que frequentam o ensino básico (3.º CEB) e o ensino secundário. As considerações produzidas permitem concluir que, efetivamente, há margem de progressão para melhorar as dinâmicas que apoiam a decisão dos alunos relativamente à escolha de uma via para prosseguimento de estudos.

Os testemunhos de alunos e famílias permitem concluir acerca de um conjunto de dinâmicas que ficam aquém do que é tido como expetável / necessário em matéria de orientação e desenvolvimento de competências de gestão de carreira. Logo, um elevado número de alunos toma decisões pouco fundamentadas / assentes em critérios que não priorizam o respetivo perfil. Não raras vezes, no decurso de cada ano letivo muitos optam por solicitar alteração do percurso formativo ao nível do ensino secundário. Outros, frequentemente concluem que a opção tomada, por exemplo para o ensino superior, não foi a mais adequada. Ou seja, por múltiplos fatores o percurso formativo é claramente marcado por constrangimentos que se repercutem desfavoravelmente ao nível profissional e pessoal de cada indivíduo.

OBJETIVOS A ATINGIR

Promover a partilha de práticas em termos de operacionalização das equipas multidisciplinares para, entre outros:

  • Debater a constituição e funcionamento das equipas multidisciplinares;
  • Identificar fragilidades e potencialidades que se associam à intervenção dos técnicos que integram as EQM;
  • Identificar sugestões que contribuam para melhorar a eficiência do funcionamento das equipas multidisciplinares;

No âmbito da Orientação e Desenvolvimento de Competências de Gestão de Carreira, pretende-se:

  • Identificar fragilidades e potencialidades que se associam à intervenção dos técnicos na sub-região NUTIII Médio Tejo;
  • Debater práticas levadas a cabo na CIM do Ave;
  • Constituir a Rede de Psicólogos do Médio Tejo;

CONTEÚDOS DA AÇÃO

  • Constituição de Equipas Multidisciplinares
    • Necessidade / justificação
    • Dificuldades e constrangimentos
  • A atuação das Equipas Multidisciplinares - análise retrospetiva:
    • Âmbito de atuação
    • Adequação do perfil de cada técnico às necessidades da comunidade onde intervém
    • Articulação / trabalho colaborativo
      • Partilha de boas práticas
    • Eficiência das Equipas Multidisciplinares
      • Sugestões:
        • Constituição das equipas
        • Contratação dos técnicos
        • Definição do âmbito de atuação de cada técnico
        • Articulação da ação dos técnicos que integram cada Equipa Multidisciplinar
        • Articulação da Equipa Multidisciplinar com diferentes órgãos / estruturas – ex. AE e Município
        • Monitorização / avaliação do trabalho de cada Equipa Multidisciplinar
      • Orientação e Desenvolvimento de Competências de Gestão de Carreira
        • Problemáticas
        • Resultados
        • Necessidade
      • Constituição da Rede de Psicólogos do Médio Tejo
        • Necessidade / justificação
        • Âmbito de atuação
        • Articulação / trabalho colaborativo no contexto das equipas multidisciplinares
        • Eixos de intervenção, Objetivos Estratégicos e Objetivos Operacionais
        • Monitorização / avaliação

O PEDIME é financiado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Regional do Centro (Centro 2030).

PROGRAMA

Inscreva-se através do link 

https://forms.gle/8mNV7kZPBxkvWxMs6

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado