Notícias

GRUPO DE TRABALHO E PARCEIROS LOCAIS DO PROJETO UNLOCK ESTIVERAM REUNIDOS NA CIM DO MÉDIO TEJO

GRUPO DE TRABALHO E PARCEIROS LOCAIS DO PROJETO UNLOCK ESTIVERAM REUNIDOS NA CIM DO MÉDIO TEJO

Após a recente viagem que ocorreu a Groningen, nos Países Baixos, nos passados dias 20 e 21 de junho, onde estiveram presentes o 1.º secretário executivo desta CIM, Miguel Pombeiro, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Valamatos e o vereador da Câmara Municipal de Alcanena, Nuno Silva,  foi agora a vez de reunir no Médio Tejo com os parceiros locais.

Esta reunião aconteceu no passado dia 23 de agosto, na sede da CIM do Médio Tejo, e contou com a presença de alguns destes parceiros respetivamente: CCDR Centro; Médio Tejo 21; Irradiare; INOVA+; Smartenergy; Endesa e Rodoviária do Tejo.

Foi efetuado um enquadramento do projeto, realçando  a questão comum de desenvolvimento regional de crescimento sustentável, da competitividade das PME, nomeadamente a economia de hidrogénio verde, englobado nacionalmente no Plano de Transição Justa.

Este projeto UNLOCK vem permitir, entre outros:

- Reduzir as disparidades entre as regiões europeias pela partilha de experiências e boas práticas através da aprendizagem individual e organizacional;

- Aumentar as capacidades organizacionais das autoridades regionais e melhorar as ferramentas políticas para promover o crescimento sustentável, a competitividade e a criação de empregos nas PME;

- Atrair investimentos produtivos em economias regionais de hidrogénio verde.

Trata-se de candidatura que tem uma execução de três anos, de 1 de março de 2023 a 31 de maio de 2027, e tem como objetivo desbloquear a economia do hidrogénio verde nas regiões europeias e melhorar os instrumentos políticos regionais para reforçar o crescimento sustentável, da competitividade e da criação de emprego nas PMEs, através da partilha de experiências e da participação em atividades com parceiros.

Na continuidade do projeto serão realizadas mais reuniões com os parceiros locais com o intuito de agregar contributos para o desenvolvimento do Plano de Ação no âmbito do hidrogénio.

O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) como uma das candidaturas vencedoras do primeiro concurso do programa Interreg Europe 2021-2027.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado