No passado dia 24 de março, teve lugar, na sede da CIM do Médio Tejo a terceira reunião deliberativa da Comissão Sub-regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).
Entre outro assuntos, um dos temas posto a discussão foi o Programa Subregional de Ação do Médio Tejo (PSA), no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais. Depois de analisado, foi aprovado preliminarmente por unanimidade entre todos os presentes, sendo que ainda será remetido para um período de consulta pública.
Estes planos identificam os projetos que são prioritários a implementar em cada território, a uma escala intermunicipal, com uma componente muito operacional. Os projetos identificados dão cumprimento às orientações e prioridades regionais, contribuindo para o todo nacional.
No total serão produzidos 22 Programas Sub-regionais: Alentejo Central, Alentejo Litoral, Alto Alentejo, Alto Minho, Alto Tâmega e Barroso, Área Metropolitana de Lisboa, Área Metropolitana do Porto, Ave, Baixo Alentejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Cávado, Douro, Lezíria do Tejo, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Tâmega e Sousa, Terras de Trás-os-Montes e Viseu e Dão-Lafões.
Este foi mais um passo relevante para a região do Médio Tejo.