A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu recentemente aprovado o projeto Erasmus+ Circular Pedro, uma parceria de pequena escala na área da juventude, com execução prevista para 18 meses, até fevereiro de 2027.
Com coordenação da CIM Médio Tejo, o projeto envolve ainda três parceiros internacionais: provenientes da Turquia, Alemanha e Países Baixos e tem como principal objetivo promover a economia circular junto dos jovens europeus, através de ações que valorizam a inovação, a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Circular Pedro enquadra-se nas prioridades horizontais do programa Erasmus+, nomeadamente o ambiente e o combate às alterações climáticas, cruzando esta dimensão com uma prioridade setorial: a promoção da qualidade, inovação e reconhecimento do trabalho desenvolvido com e para a juventude.
O projeto terá como elemento central a criação de um “mundo circular virtual”, desenvolvido na plataforma Minecraft Education Edition, onde a aprendizagem será guiada por uma personagem ficcionada: o Pedro, símbolo de uma geração mais consciente e sustentável.
Em termos operacionais, para além deste espaço virtual, estão previstas quatro mobilidades internacionais e um conjunto de webinares temáticos. Cada mobilidade abordará uma das quatro dimensões da circularidade: moda, alimentação, mobilidade e espaços de trabalho. A primeira decorrerá na região do Médio Tejo, em janeiro de 2026.
O projeto Circular Pedro é cofinanciado pela União Europeia.
Mais informações disponíveis em: https://pedro.ilabour.eu/


