Notícias

CIM Médio Tejo promove dois fóruns comunitários sobre Enoturismo no âmbito do projeto HITTS

CIM Médio Tejo promove dois fóruns comunitários sobre Enoturismo no âmbito do projeto HITTS

A Quinta Casal das Freiras, em Madalena, Tomar, foi o local escolhido, no dia 29 de novembro, para a realização de dois fóruns comunitários sobre Enoturismo, do projeto HITTS, Inovação Patrimonial, Território, Turismo e Sustentabilidade.

Num primeiro momento dedicado ao tema “Roteiros Turísticos”, coube a João Tomaz Simões, professor adjunto do Instituto Politécnico de Tomar, realizar uma comunicação sobre o papel dos Roteiros Turísticos na valorização do Enoturismo na nossa região.

Estiveram presentes duas turmas do curso - Gestão Turística e Cultural do IPT, que ficaram a conhecer vários conceitos, desde o que é o Turismo, o turista vs visitante, os tipos de Experiência Turística, os níveis de Produtos Turísticos existentes, os Roteiros e, finalmente, o Enoturismo em Portugal.

Diana Dias, aluna do IPT, referiu que “a tarde tinha sido realmente enriquecedora, pois foi muito focada no Enoturismo e como é que esta área pode ser um negócio viável e porque é que realmente o nosso país tem tudo para investir neste âmbito. Hoje, a experiência aqui na quinta foi muito boa, pois estivemos num contexto real o que é sempre diferente de uma sala de aula”.

Numa ação articulada com a CIM Médio Tejo, os alunos do IPT estão a ser envolvidos num trabalho que se prende com a realização de um roteiro de visitação às quintas vinícolas, que realizam atividades de Enoturismo na região, para a recolha de informações, que irão ser devidamente trabalhadas num roteiro que sirva de instrumento promocional a esta oferta existente no nosso território.

O segundo Fórum foi dedicado ao “Enoturismo e as suas Potencialidades”, com Patrícia Mateiro, da CVR Tejo e Ana Louriceira, da Rota dos Vinhos do Tejo, tendo sido um momento de explicação e de exemplos concretos de como se pode potenciar o setor económico local ligado ao Enoturismo.

Neste segundo fórum, marcaram presença alguns produtores de vinhos, os municípios de Abrantes, Tomar, Torres Novas e os Grupos de Ação Local TAGUS e ADIRN, entre outros participantes ligados ao setor.

O secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, Jorge Simões, explicou que no âmbito da execução do projeto HITTS, foi opção desta CIM puxar pela questão do Enoturismo associando-se a vertente do turismo sustentável. Contudo, “não o queremos fazer sozinhos, queremos fazê-lo com os atores da região que são relevantes, neste caso: os GAL, os municípios, as entidades parceiras do setor e os produtores”, evidenciou Jorge Simões.

“Queremos juntar os produtores que já têm alguma atividade de Enoturismo organizada e preparar uma estratégia conjunta de promoção, de forma a chegarmos a públicos maiores, de forma a contribuirmos para rentabilidade dos negócios e dar um contributo para a preservação deste que é um património material e imaterial”, avançou ainda.

A tarde finalizou com um momento de degustação promovido pela Quinta Casal das Freiras.

O HITTS é financiado no âmbito do Programa Interreg Sudoe, que apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do FEDER.

Mais informações sobre o projeto em https://interreg-sudoe.eu/en/proyecto-interreg/hitts/      

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado