Com o tema “Turismo e impactos no território: onde estamos no Médio Tejo?”, Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, participou, no passado dia 15 de dezembro, na 5ª edição das Jornadas de Turismo: Turismo Cultural e Religioso, realizadas e com a organização do Instituto Politécnico de Tomar (IPT).
O secretário intermunicipal foi orador no painel “Turismo, Alimentação Sustentável e bem-estar no Médio Tejo e no mundo” e falou sobre a estratégia conjunta que a Comunidade Intermunicipal e os seus municípios definiram para o território, centrada em várias dinâmicas e nos eixos: cultural, religioso e náutico.
Após fazer uma apresentação da realidade turística da região, ao nível da estada média dos alojamentos turísticos dos onze municípios, e uma análise sobre os principais mercados turísticos, Jorge Simões detalhou os desafios futuros centrados na organização e qualificação, a combinação de recursos, a sistematização das ofertas e a promoção turística eficiente.
Após este momento de comunicação, houve espaço para o debate e troca de ideias sobre o exposto.
Segundo a entidade organizadora, a 5ª edição das Jornadas de Turismo pretendeu abrir espaço para uma reflexão sobre a oferta do setor de turismo, alimentação sustentável e bem-estar. O evento foi estruturado tendo em conta dois temas centrais: Turismo, alimentação sustentável e bem-estar no Médio Tejo e no Mundo e Turismo, dieta mediterrânica e tradição: transformações e caminhos para o futuro.
A CIM Médio Tejo congratulou-se com o convite e participação no evento.