Após as atividades da Semana Europeia do Desporto 2025 no Médio Tejo, que envolveram mais de 300 participantes, uma comitiva portuguesa deslocou-se a Malta, entre os dias 20 e 23 de outubro, para participar num encontro de avaliação e partilha de resultados com os restantes parceiros internacionais.
Foram dias marcados pela partilha de experiências, planeamento e definição de próximos passos, com vista à concretização das atividades finais do projeto, que encerrará após a Semana Europeia do Desporto 2026.
A delegação integrou Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, bem como técnicos das autarquias do Médio Tejo: Luís Valente (Abrantes), Vítor Santos (Tomar), Miguel Carvalho (Ferreira do Zêzere); e ainda Cláudia Carvalho (CIRE Tomar) e António Marques (CRIFZ – Ferreira do Zêzere). Pela CIM do Médio Tejo estiveram presentes Joana Santos e Rita Trindade.
Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) é parceira do projeto “Deep Blue Green – Exercise for Well-being”, uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+, na área do Desporto. O projeto reúne quatro países e respetivas entidades parceiras:
- Grécia – Anemos Nautical & Cultural Club (entidade coordenadora)
- Itália – Trekkify ADA, associação desportiva especializada em atividades ao ar livre (região de Perugia)
- Malta – Reġjun Tramuntana, entidade regional do norte da ilha
- Portugal – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo)
Iniciado em 2024, no Médio Tejo o “Deep Blue Green” tem vindo a ser desenvolvido em colaboração com os municípios, centros de recuperação e integração e universidades seniores, reforçando a ligação às comunidades locais, sobretudo no âmbito das Semanas Europeias do Desporto.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia.


