No dia 3 de abril, o concelho de Odemira foi palco do Encontro Nacional das Estações Náuticas de Portugal, uma iniciativa que reuniu vários representantes, com o objetivo de debater e valorizar o papel das Estações Náuticas no desenvolvimento do turismo náutico sustentável em Portugal. A CIM Médio Tejo esteve presente nesta ocasião, em representação da Estação Náutica de Castelo do Bode.
O evento teve início no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com a receção aos participantes e a sessão de abertura, que contou com a presença de Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, residente da CCDR Alentejo e António José Coreia, da Fórum Oceano, entidade organizadora.
O programa incluiu ainda workshops temáticos sobre Governança, Comunicação e Promoção, Sustentabilidade e Desporto Náutico para todos. O segundo dia do encontro decorreu em Vila Nova de Milfontes, com painéis dedicados ao financiamento e à estruturação e promoção da oferta turística das Estações Náuticas.
Este Encontro Nacional reforçou a importância da cooperação entre entidades na construção de um turismo náutico mais estruturado, inclusivo e sustentável, valorizando os recursos naturais e culturais das regiões envolvidas, entre as quais a do Médio Tejo.
Sobre a ENCB: https://www.nauticalportugal.com/estacoes-nauticas/centro-de-portugal/estacao-nautica-de-castelo-do-bode