Notícias

BlueUp – Programa de Desenvolvimento na Neurodivergência no Médio Tejo

BlueUp – Programa de Desenvolvimento na Neurodivergência no Médio Tejo

O Médio Tejo acolhe o BlueUp – Programa de Desenvolvimento na Neurodivergência, fruto de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Associação Vidas Cruzadas – IPSS.

A iniciativa, aprovada na última reunião do Conselho Intermunicipal, realizada a 10 de abril, desenvolve-se até ao final do ano e visa dar uma resposta estruturada às necessidades de pessoas com neurodivergência, às suas famílias e às comunidades educativas.

O programa BlueUp, apoiado pela Fundação "la Caixa", através do Prémio BPI Infância, foi concebido para promover o desenvolvimento de competências, bem como garantir apoio especializado e ações de sensibilização junto das populações, promovendo ambientes mais inclusivos e acessíveis para todos. O seu principal objetivo é capacitar famílias e profissionais das comunidades escolares para enfrentar contextos de crise severa, promovendo maior autonomia de crianças e jovens com neurodivergência.

Inclui um plano de formação que contempla três módulos temáticos — Autonomia Guiada, Autonomia Intermédia e Autonomia Avançada — ajustados aos diferentes níveis do espectro do autismo. Estas ações são dirigidas a famílias de crianças e jovens com Perturbações do Espectro do Autismo, bem como a profissionais que acompanham os respetivos casos.

Estão igualmente previstas sessões dirigidas a pais e outros adultos significativos na vida de crianças e jovens (dos 3 aos 17 anos) com Autismo e PHDA - Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, com ou sem diagnóstico formal. Nestas sessões serão analisadas situações concretas, com vista à partilha de estratégias que permitam aos adultos apoiar de forma eficaz as crianças e jovens com estas condições.

Algumas atividades de capacitação já se encontram em curso, tendo contado até ao momento com significativa adesão: a primeira sessão reuniu 120 participantes, a segunda 41, estando a terceira agendada para os próximos dias, com cerca de 90 inscritos.

Para Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, “esta parceria com a Associação Vidas Cruzadas representa uma mais-valia significativa para o território. A neurodivergência é uma realidade cada vez mais presente nas nossas comunidades e exige uma resposta capacitada e humanizada. Este programa surge precisamente para colmatar essas necessidades e apoiar quem mais precisa, com técnicas e metodologias que devem estar acessíveis a todos”.

Mais informações aqui: https://vidascruzadas.org/2025/01/15/blueup-autismo-e-phda/

Próximas formações:

https://vidascruzadas.org/2025/01/31/formacao-para-familias-e-profissionais/  - inicio a 23 de abril

Sessões para pais

https://vidascruzadas.org/2025/01/31/desenvolvimento-parental-em-autismo-e-phda/ - próximas sessões com inicio a 3 de maio

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado