Notícias

Bicicletas elétricas meioB já circulam no Entroncamento

Bicicletas elétricas meioB já circulam no Entroncamento

O sistema intermunicipal de bicicletas elétricas partilhadas do Médio Tejo, meioB, iniciou a 30 de janeiro, a sua operação no concelho do Entroncamento.

Este lançamento coincide com a reativação do sistema municipal BUE – Bicicletas Urbanas do Entroncamento, resultando numa rede conjunta que visa promover a mobilidade sustentável no concelho.

No Entroncamento, o meioB disponibiliza 7 estações e, numa fase inicial, 26 bicicletas elétricas para uso da população local e visitantes.

O sistema intermunicipal meioB foi inaugurado em junho de 2024, abrangendo 10 concelhos da região. Naquela altura, o Entroncamento não avançou, aguardando a integração técnica entre o sistema BUE e o meioB.

Após a conclusão dos trabalhos de compatibilização dos sistemas, o serviço está agora disponível ao público.

O momento de lançamento contou com a presença de representantes institucionais e incluiu uma demonstração das bicicletas pelos alunos do concelho, que contribuíram para assinalar a ocasião.

entroncamento BUE

O meio B

Com uma rede de mais de 60 estações, distribuídas por 11 concelhos, e mais de 250 bicicletas elétricas, com autonomia para 50 quilómetros, o meioB permite viajar entre concelhos desta região, facilitando a interligação e o acesso a pontos estratégicos como serviços públicos, escolas, comércio, equipamentos de saúde e locais de interesse turístico.

Para usufruir desta forma de mobilidade ecológica e suave, os utilizadores devem dirigir-se a uma estação, desbloquear uma bicicleta e seguir até outra estação próxima do destino desejado. A interação dos utilizadores com o serviço é facilitada através de uma aplicação, desenvolvida para o efeito, que se encontra disponível gratuitamente nas lojas Android e Apple.

Basta abrir a aplicação, digitalizar o código QR correspondente e a bicicleta será desbloqueada automaticamente. A CIM Médio Tejo recomenda o uso de capacete para garantir maior segurança na utilização dos velocípedes.

O meioB oferece diferentes planos tarifários - ocasional (até 72 horas), mensal e anual adaptados às necessidades dos utilizadores.

Nos primeiros 60 minutos de cada viagem, a utilização das bicicletas é gratuita, sendo que, após esse período, aplica-se uma tarifa de 0,01 euros por cada minuto adicional.

 Todas as informações sobre o sistema, incluindo o tarifário, podem ser consultadas em www.meiob.pt, disponível em português, francês e inglês.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado