Notícias

ATIVIDADE SAPADORES FLORESTAIS - MÊS DE JUNHO

ATIVIDADE SAPADORES FLORESTAIS - MÊS DE JUNHO

A CIM do Médio Tejo tem ao serviço duas brigadas operacionais de Sapadores Florestais, que atuam sobre a nossa região, exercendo atividades de silvicultura e defesa da floresta. Cada Brigada é constituída por três equipas, que se dedicam a diversos trabalhos centrados nos concelhos do Médio Tejo

Fazendo um balanço do semestre de 2023, as Brigadas de sapadores florestais (BSF) realizam, no que diz respeito à gestão de combustível, cerca de 132 hectares, efetuados com recurso mecânico e moto-manual.

Para apoio na sua atividade de silvicultura as brigadas de sapadores florestais têm disponível um serviço em sistema de informação geográfica.

Salienta-se contudo, que em alguns dias, pelo cumprimento do disposto no Decreto-Lei nº82/2021, de 13 de outubro, o planeamento da atividade das brigadas foi comprometido tendo em conta o perigo de incêndio muito elevado e máximo que se verificou na região do Médio Tejo.

Para além das atividades de silvicultura, neste período, as BSF realizam as seguintes atividades/ formações:

  • No mês de maio uma brigada de sapadores florestais participou no Exercício Europeu de Protecção Civil EUMODEX PT 2023, sendo que a CIM participou igualmente na preparação do terreno para possibilitar o treino com fogo real.  O Exercício decorreu no concelho de Abrantes, na modalidade LIVEX (LIVEexercise), ou seja, com movimentação no terreno de meios operacionais, tendo por base o cenário de um incêndio rural de grandes dimensões que deflagra na margem esquerda da Barragem do Castelo Bode, afetando vastas áreas florestais com um grande número de aglomerados populacionais no seu interior.
  • Colaboraram ainda com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF em ações de fogo controlado e no mês de abril estiveram também presentes em ações de formação e num treino operacional promovido pelo ICNF, referentes a preservação de pontos de inicio e condução fora de estrada.

As duas BFS estiveram ainda representadas na Ação de Treino Operacional (ATO) 1º COS promovido pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo.

     Nos dois primeiros meses do ano as BFS estiveram em formação, entre as quais:

As Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Ambiental.

Logo da Comunidade

Logo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Image

Localização

Cofinanciado por
Banner Cofinanciado