No passado dia 03 de outubro, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo acolheu o 3.º Laboratório Territorial do projeto europeu HITTS – Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability. A iniciativa reuniu os três Grupos de Ação Local da região: ADIRN, PINHAL MAIOR e TAGUS, e o Instituto Politécnico de Tomar, num esforço colaborativo centrado na valorização do território vitivinícola do Médio Tejo.
Neste encontro foi efetuada uma avaliação do ciclo de 6 eventos "Quintas do Médio Tejo: Visit, Taste and Lounge" promovido no seio do projeto, que permitiu a residentes e visitantes conhecer a região do Médio Tejo através das suas quintas e produtores locais. Este ciclo de eventos irá integrar o Catálogo de Atividades Artístico-Culturais do Espaço SUDOE, reunindo propostas de todos os parceiros europeus do projeto HITTS.
O feedback dos participantes ao inquérito de satisfação foi bastante positivo, havendo a vontade de dar continuidade a estes eventos no próximo ano.
No seguimento das ações do projeto, e com base na imagem territorial partilhada, assente na história, nas tradições e na paisagem do vinho, pretende-se agora iniciar os trabalhos com vista ao futuro desenvolvimento de um Roteiro de Enoturismo do Médio Tejo.
O projeto HITTS, cofinanciado pela União Europeia através do programa Interreg Sudoe, tem como missão reforçar a valorização sustentável do património cultural e natural e promover o turismo responsável no sudoeste europeu.


