Notícias Transporte a Pedido

PEDIME: “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos” um projeto inovador e único no país

IMG 0437

O projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos”, é uma das medidas do PEDIME, decorre desde o ano letivo 2016/2017, e tem sido referenciado pelos melhores motivos junto da comunidade educativa e de saúde do Médio Tejo.

Com este projeto, pretende-se avaliar a visão e audição a todas as crianças que frequentam o último ano do ensino pré-escolar, nos Jardins de Infância da rede pública dos 13 concelhos que integram a área geográfica do Médio Tejo, e encaminhar as crianças para consultas de especialidade mediante as situações sinalizadas.

No decorrer do projeto, foi utilizada a Unidade Móvel da USP-MT, que serviu de suporte às atividades do rastreio, realizadas por técnicos de optometria e audiologia contratados pela CIM do Médio Tejo, num trabalho coordenado por profissionais de saúde comunitária e que contou ainda com o apoio da Universidade da Beira Interior.

No presente ano letivo, do total de crianças matriculadas, com 5/6 anos, nos Jardins de Infância da rede pública na área geográfica do Médio Tejo à data dos rastreios, 955 foram submetidas a exames de diagnóstico, o que corresponde a 91,9% do total.

Do total de crianças rastreadas (955), foram sinalizadas 72 com alterações da visão, isto é, 7,5% das que se submeteram ao exame de diagnóstico, sendo que 66 foram encaminhadas para consulta de optometria e 6 para consulta de oftalmologia.

Fazendo a análise por concelho, verifica-se que em Alcanena, Ferreira do Zêzere, Mação, Torres Novas e Vila de Rei, foram observados valores percentuais superiores à estimativa de 10%, utilizada na programação da ação.

Relativamente à audição, no total foram sinalizadas e encaminhadas para o médico de família 183 crianças. Este valor, representa 19,2% das que se submeteram ao exame de diagnóstico, sendo a percentagem mais elevada, observada no concelho de Abrantes (26,7%) e ultrapassando o valor inicialmente estimado (25%) para este rastreio.

No arranque do projeto, Rui Calado, que era diretor responsável dos Centros de Saúde do Médio Tejo, afirmou que o projeto era “inovador, único no país” e merecedor de uma “ampla e cuidada divulgação”, pois “revelava-se de enorme utilidade” e “as crianças do Médio Tejo agradeciam”. Hoje, a atual coordenadora, a doutora Maria dos Anjos partilha da mesma opinião.

De salientar que é convicção dos responsáveis que os objetivos do projeto foram cumpridos. Os encarregados de educação e os profissionais de educação de todas as crianças sinalizadas com problemas receberam informação adequada sobre cada caso e sobre a forma de colaborarem na minimização dos efeitos dos deficits detetados.

Aos encarregados de educação foram-lhes assegurados os acessos e os meios necessários ao indispensável tratamento/ correção dos problemas de saúde identificados.

O projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos, do PEDIME, é desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) Municípios e Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - ACES Médio Tejo, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT),  Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pela Universidade da Beira Interior – Faculdade de Ciências da Saúde (UBI/FCS).

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

Cedência de dados da aplicação SIRESP-GL é já uma realidade no Médio Tejo

IMG 6224

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação procederam, no dia 12 de julho, à assinatura do Protocolo de Cedência de Dados da Aplicação SIRESP-GL com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A cerimónia realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mação e contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Através deste protocolo, os dados da ANEPC, de todos os rádios SIRESP, vão ser incorporados no sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências - operacionalizando ainda mais o sistema de suporte à decisão no distrito de Santarém.

Na cerimónia, Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, explicou que o protocolo assinado “deriva de um projeto piloto de gestão de ocorrências a nível distrital, que abrangeu as duas comunidades intermunicipais”, onde o objetivo “foi criar um sistema de suporte à decisão e de combate aos incêndios rurais, porque todos nós sabemos que as alterações climáticas e os comportamentos dos incêndios rurais já não são os mesmos desde há 20/30 anos”.

IMG 6232

 

“Não faz sentido que quem está num teatro de operações, e que tem de tomar decisões em segundos, não tenha na sua posse toda a informação: os meios e equipamentos que estão no terreno”, salientou a presidente da CIM do Médio Tejo, dando conta que “o trabalho de cooperação e parceria entre todos os agentes de Proteção Civil não se deve cingir aos teatros de operação. E este protocolo é um bom exemplo do trabalho daquilo que é o trabalho de cooperação entre os agentes de Proteção Civil”.

Também Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, salientou a existência de “um trabalho efetivo de cooperação entre os Municípios e as duas Comunidades do mesmo distrito, que estão sob a tutela do mesmo comando”.

Vasco Estrela deixou um “agradecimento conjunto” a todos os presentes, vincando que no distrito de Santarém será agora possível “trabalhar de uma forma mais eficaz a partir de um sistema que pode corresponder melhor às emergências e às situações onde seja necessário fazer a sua aplicação”.

Presente na cerimónia, José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, disse que “a interconexão entre o MacFire e o SIRESP, sistema que permite geolocalizar todos os operacionais que estão no terreno de norte a sul do país, é uma ferramenta operacional de apoio à decisão”.

IMG 6256

“Vem ao encontro, na sequência dos incêndios de 2017, do primeiro relatório da Comissão Técnica Independente, que era o de introduzir mais conhecimento no sistema, robustecer o sistema do ponto de vista profissional e ter operacionais mais habilitados para responder a situações de emergência", afirmou.

A cerimónia contou ainda com a presença de Carlos Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e de Pedro Ribeiro, vice-presidente da CIM da Lezíria do Tejo. Ambos se congratularam com o protocolo assinado e com o trabalho conjunto, que será realizado de forma mais efetiva no futuro.

IMG 6203

 

 

 

Notícias

Prev Next

PEDIME: “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos” um projeto inovador e único no país

O projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos”, é uma das medidas do PEDIME, decorre desde o ano letivo 2016/2017, e tem...

17-07-2019

Cedência de dados da aplicação SIRESP-GL é já uma realidade no Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação procederam, no dia 12 de julho, à assinatura do Protocolo de Cedência...

16-07-2019

Cedência de dados da aplicação SIRESP-GL é já uma realidade no Médio Tejo

Hoje, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação procederam à assinatura do Protocolo de Cedência de Dados da Aplicação...

12-07-2019

CIM do Médio Tejo adere ao Pacto para a Conciliação

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo foi a primeira CIM do país a aderir ao Pacto para a Conciliação – Sistema de Gestão da conciliação da vida profissional, familiar e...

12-07-2019

“Vespa Velutina em Portugal” é tema de Ação de Formação

A Direção de Serviços de Proteção Animal e a Direção de Serviços de Gestão e Administração, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, promovem no próximo dia 25...

12-07-2019

Atividades náuticas gratuitas para todas as idades este fim-de-semana em Fernandaires

Até 30 de setembro o lago de Castelo de Bode volta a ir a banhos, com atividades náuticas gratuitas para todas as idades. A partir de julho e até 30 de...

12-07-2019

Escolas do Médio Tejo vão contar com avançado software da Esri

A Esri Portugal realizou no dia 9 de julho, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, um workshop de apresentação e explicação do novo Programa de licenciamento gratuito...

11-07-2019

CIM do Médio Tejo recebe apresentação do projeto PISA para as Escolas

No passado dia 21 de junho, teve lugar na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a apresentação do projeto “PISA for Schools” (PISA para as Escolas) pelo professor Gonçalo Xufre, atualmente...

10-07-2019

Grupo de Trabalho da Rede de Museus reúne na CIM do Médio Tejo e prepara Encontro

Realizou-se no dia 3 de julho, na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mais uma reunião do Grupo de Trabalho da Rede de Museus do Médio Tejo, que juntou os representantes...

09-07-2019

Eventos

Est-2020

sig

Vive o Empreendedorismo

central-compras

transporte-a-pedido