A área de Mobilidade e Transportes tem sido uma prioridade de atuação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, apostando-se numa abordagem integrada e regional com vista à estruturação de um sistema de mobilidade e transportes eficiente e sustentável no Médio Tejo, orientado para a proteção do ambiente e eficiência energética.

Uma abordagem que assegure as necessárias ligações intermunicipais, promova a intermodalidade entre os vários serviços de transporte, valorize o modo ferroviário e favoreça a utilização do transporte público, impulsione a criação de melhores condições para os modos suaves e garanta o acesso aos transportes públicos e às atividades fundamentais em termos socialmente equitativos.

No domínio da Mobilidade e Transportes, destaca-se o projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, um projeto pioneiro a nível nacional no domínio da mobilidade flexível, tratando-se de um dos projetos de maior reconhecimento e visibilidade pública sobre o trabalho que a CIM do Médio Tejo tem vindo a desenvolver, com relevante impacto na inclusão social e melhoria da qualidade de vida das populações locais, no quadro de um novo paradigma na abordagem às soluções de mobilidade no contexto nacional.

No quadro do novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, a CIM do Médio Tejo assume as competências de Autoridade de Transportes para a maioria dos serviços de transporte público que servem este território.

Rede Viária
AUTORIDADE DE
TRANSPORTES

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dispõe de competências de Autoridade de Transportes responsável pelos serviços de transporte público de âmbito intermunicipal que se desenvolvem maioritariamente na área geográfica do Médio Tejo.


Videovigilância na Floresta
TRANSPORTE
A PEDIDO

O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país.


logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP