m5 artigo

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Proteção Civil - Prevenção e Gestão de Riscos

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo – Sistema de informação, planeamento, monitorização e comunicação – Sistema de videovigilância para incêndios florestais

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto enquadra-se no aviso de concurso do PO SEUR 10-2016-43 –“ Instrumentos de planeamento, monitorização e comunicação - pactos para o desenvolvimento e coesão”; Eixo prioritário 2 – “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”; Objetivo Específico – “Reforço da gestão face aos riscos, numa perspetiva de resiliência, capacitando as instituições envolvidas”.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Pretende-se reforçar as dimensões transversais de monitorização, comunicação e planeamento em matéria preventiva de combate a incêndios, pelo aumento da capacidade operacional em termos de antecipação, reação e recuperação face à ocorrência.

Com a implementação do projeto pretende-se promover iniciativas integradas que contribuem para o aumento da cobertura da rede de informação e monitorização do sistema de acompanhamento remoto e apoio à decisão operacional de combate a incêndios, adequação dos serviços da administração na utilização e monitorização desses mesmos sistemas, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos ativos, mais concretamente pelo preenchimento de lacunas no sistema já implementado, contribuindo assim, de forma decisiva, como garante da eficaz, eficiente e sustentável gestão das infraestruturas e dos recursos naturais da floresta, bem com ganhos efetivos de “custos de contexto”.

Em resumo e como objetivo especifico pretende-se com este projeto a ampliação e modernização da rede de vigilância e aquisição de dados do sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais, já implementados na área do Médio Tejo a qual abrange dois Distritos, Santarém e Castelo Branco.

icon-AI-acoesAÇÕES

Dotação do território das entidades envolvidas de Torres de vigilância de apoio à decisão (TVDA), reestruturação dos Centros de Comando e Controlo (CGC) já implementados no Comando Distrital de Operação e Socorro (CDOS) de Santarém e Castelo Branco, e implementação de um sistema de comunicações entre as várias infraestruturas, em complementaridade com os sistemas do mesmo tipo que já se encontram em operação nos referidos CDOS. Serão assim preconizadas as seguintes ações:

- Instalação de 9 novas TVAD com todo o equipamento necessário;

- Integração no sistema das 2 TVAD e 1 repetidor existentes nos municípios de Sertã e Vila de Rei. Esta ação também foi considerada na candidatura em curso no âmbito do PO SEUR;

- Integração no sistema das 10 TVAD existentes;

- Instalação/ Reestruturação de todos os equipamentos e implementação de sistema aplicacional de gestão e monitorização nos CGC já implementados no CDOS de Castelo Branco e Santarém.

- Instalação do Sistema de Gestão Técnica de modo a garantir uma gestão centralizada dos vários módulos e equipamentos.

- Projeto e instalação de uma rede de Comunicações que possibilite a visualização simultânea das imagens das câmaras de vídeo em tempo real e controlo e monitorização remota do equipamento das TVAD através dos CGC.

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017 - 2018

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

- Aviso PO SEUR 10-2016-43;

- RESEUR portaria n.º57-B/2015 de 27 de fevereiro, alterado pela Portaria n.º 404-A/2015, de 18 de novembro.

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Fundo de Coesão (85%)

Ficha de Projeto

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP