Vila Nova da Barquinha

Pisa para as Escolas marca arranque do ano letivo no Médio Tejo

PISA

O arranque do ano letivo 2020/2021 traz novidades no Médio Tejo. Chama-se PISA para as Escolas e vai ser uma realidade para os alunos da nossa região.

No Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, decorrido no passado dia 10 de setembro, foi definida a operacionalização desta iniciativa e em concreto os trabalhos a realizar com as escolas (professores, líderes escolares e coordenadores regionais) de modo a promover a aprendizagem colaborativa e a consequente capacitação para a melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos alunos.

O PISA para as Escolas tem como objetivo essencial avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as competências que têm a matemática, leitura e ciências face a problemas que os colocam perante situações de contexto real.

Trata-se de um projeto de capacitação que se constitui em três fases: medir, explorar e atuar.

Inicialmente, realiza-se através da aplicação de questionários aos alunos que têm 15 anos (que se encontram à saída do 9 º ano / à entrada do 10.º ano), onde se pretende medir as competências chave necessárias numa sociedade global do século XXI, incluindo a aprendizagem profunda, o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar.

Esclarece a CIM do Médio Tejo que numa 1ª fase, o PISA para as Escolas tem como objetivo analisar o desempenho dos alunos nas áreas da matemática, leitura e ciências e cruzar esse desempenho com o contexto sócio económico e atitudes dos mesmos para uma melhoria contínua dos resultados de aprendizagem dos alunos da região.

Mais informa que o inquérito aos alunos aborda a relação professor-aluno, ambiente de aprendizagem, atitudes dos alunos e motivações, entre outros. Sobre os questionários aplicados por via digital, também às Escolas, é efetuado o tratamento de dados e fornecido um relatório por cada Agrupamento de Escolas (AE).

Para além de referir o que os alunos sabem e são capazes de fazer em leitura, matemática e ciências e a síntese dos resultados do Agrupamento de Escolas, o relatório contém informações noutros domínios tais como: o que o AE pode aprender com o PISA para as Escolas, como compreender os resultados do AE, ambiente de aprendizagem e envolvimento dos alunos no AE, os resultados do AE no contexto internacional e a excelência e equidade no AE.

No Médio Tejo, irão acolher o PISA para as Escolas os seguintes Agrupamentos de Escolas: Alcanena; Constância; Cidade Entroncamento; Verde Horizonte (Mação); Ourém; Conde Ourém; Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém); Sardoal; Nuno de Santa Maria (Tomar); Templários (Tomar); Artur Gonçalves (Torres Novas); Gil Paes (Torres Novas); Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

O PISA para as Escolas foi aplicado, desde 2012, em mais de 2200 escolas de 10 países, incluindo Portugal e agora no Médio Tejo.

Foto: Umas das reuniões de trabalho do Pisa para as Escolas na CIM do Médio Tejo. 

Notícias

Prev Next

Novos circuitos do Transporte a Pedido previstos no concelho de Tomar

O concelho de Tomar será, brevemente, abrangido por novos circuitos do serviço de Transporte a Pedido (TAP), da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

22-10-2020

II Encontro dos Museus do Médio Tejo tem inscrições abertas

  “Museus em tempos de pandemia” é o tema do II Encontro da Rede de Museus do Médio Tejo-RMMT que se realiza no dia 9 de novembro, ao longo de todo...

20-10-2020

Seminário sobre violência doméstica resulta em dia de partilha e de consciencialização

Um dia de emoções, partilha de experiências e de conhecimentos para o combate à violência doméstica foi o resultado do dia de ontem, 15 de outubro, no Centro Cultural Elvino...

16-10-2020

Queremos “caminhar” em 2021

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios não levaram a efeito os dois ciclos do projeto Caminhos - Programação Cultural em Rede no Médio Tejo: Caminhos do...

24-09-2020

CIM do Médio Tejo vê candidatura aprovada para a formação na área da violência doméstica

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu aprovada, no dia 25 de agosto, uma candidatura que se destina à Formação de Públicos Estratégicos.

22-09-2020

6.ª reunião extraordinária da CIM do Médio Tejo descentralizada em Alcanena

Teve lugar na manhã de hoje, dia 17 de setembro, a 6.ª reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no auditório municipal dos Paços do Concelho, em...

17-09-2020

Pisa para as Escolas marca arranque do ano letivo no Médio Tejo

O arranque do ano letivo 2020/2021 traz novidades no Médio Tejo. Chama-se PISA para as Escolas e vai ser uma realidade para os alunos da nossa região.

16-09-2020

Médio Tejo: CIM e Municípios solicitam reunião à tutela sobre a Depressão Elsa

  O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, realizado no passado dia 10 de setembro, deliberou, por unanimidade, solicitar uma reunião, com caracter de urgência, ao Secretário de Estado da...

15-09-2020

Fenómeno da Violência Doméstica é tema de Seminário

“Reflexões sobre o fenómeno da violência doméstica” é o mote do Seminário que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios vão levar a cabo no próximo dia...

14-09-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP