Vila Nova da Barquinha

PEDIME é novamente uma realidade nas escolas do Médio Tejo no ano letivo 2023 / 2024

PEDIME  2

O ano letivo já arrancou e a CIM Médio Tejo volta a ter disponível para todos os Agrupamentos de Escolas da região o PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, um instrumento de coordenação e de planeamento estratégico da educação a três níveis (agrupamento de escolas, municípios e a CIM Médio Tejo).

Partindo do princípio da mobilização dos parceiros para a conquista do sucesso educativo e para uma educação de excelência na nossa região, o PEDIME volta a contar com um conjunto medidas que se traduzem em múltiplas ações.

As medidas, previstas no âmbito do PEDIME, são: Correção da Acuidade Visual e Auditiva no Pré-Escolar; Programa de Visitas de Estudo; Bibliotecas públicas no apoio à promoção do sucesso escolar - Programa de espetáculos de teatro e Encontros com Escritores contemporâneos; Ciência Viva no Médio Tejo; RAMPEEC (Recursos de Apoio à Mudança de Práticas do Ensino Experimental de ciências); Experimenta + Ciência (Dinamização de ações para promover o ensino experimental das ciências no 1.º CEB) e Programa de Seminários.

Todas estas medidas podem ser conhecidas em detalhe no site https://oie.mediotejo.pt/

Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, considera que o acolhimento do PEDIME por parte das escolas da nossa região “é uma grande mais valia uma vez que este plano disponibiliza ações que complementam os planos curriculares e possibilitam experiências muito enriquecedoras para os nossos alunos”.

“A CIM Médio Tejo, em estreita colaboração com os seus municípios, continua a apostar no PEDIME pois considera este plano um instrumento educativo essencial para a persecução de uma educação de excelência, que todos pretendemos para o nosso território”, refere ainda Jorge Simões.

O PEDIME é cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu. 

Sobre o PEDIME:

“Oportunidades de investimento no Médio Tejo” no âmbito do Fundo de Transição Justa é tema de Seminário

 

 MG 2661

«Explorar a diversificação económica e as oportunidades de investimento no Médio Tejo» foi o nome da conferência que se realizou nos dias, 26 e 27 de setembro, na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, numa promoção da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Um evento que envolveu e capacitou agentes empresariais e demais intervenientes, para o contexto do Fundo de Transição Justa, previsto no Programa Regional do Centro (Centro 2030), que se encontra disponível para o território do Médio Tejo, na sequência do encerramento da Central Termoelétrica a carvão do Pego.

A condução dos momentos foi assegurada por peritos da Comissão Europeia, que promoverem dinâmicas de trabalho muito interessantes, centradas nas oportunidades de investimento existentes e que reuniram todos os participantes em momentos de partilha de experiências, exercícios de grupo e de comunicações individuais bastante relevantes.

Na sessão de abertura, decorrida no dia 26, o vice-presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, enalteceu a iniciativa referindo que se pretendiam “dois dias de trabalho intensos com vários workshops e mesas redondas, onde esperamos juntar contributos e consolidar ideias, que tanto precisamos para o desenvolvimento de projetos futuros, no âmbito do Fundo de Transição Justa para o Médio Tejo”.

IMG 2511

“O encerramento da central a carvão no Pego deixou marcas profundas na região”, vincou o vice-presidente desta CIM, tendo salientando que neste sentido “o Fundo de Transição Justa é determinante para mitigar os efeitos desta decisão”.

Numa declaração gravada que fez chegar ao momento da conferência, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, evidenciou que “desde que a Central Termoelétrica a carvão do Pego foi encerrada, em 2021, as emissões de CO2 [dióxido de carbono] do setor da energia do concelho de Abrantes diminuíram mais de 70%, o que não pode ser senão uma ótima notícia”.

Por outro lado, referiu que se perderam “420 postos de trabalho diretos e indiretos, houve efeitos negativos na cadeia de valor e um impacto significativo nas atividades económicas locais que gravitavam à volta da central”.

Assim, “o Fundo de Transição Justa serve, sobretudo, para financiar intervenções que visam reduzir o impacto económico e social da transição climática, apoiando a diversificação e modernização da economia local e atenuando as repercussões negativas sobre o emprego”, esclareceu a ministra.

Por sua vez, Jorge Brandão, vogal executivo do Programa Regional do Centro, afirmou que a Autoridade de Gestão está comprometida em “mobilizar forças, dinâmicas, agentes, empresas para olharem e virem investir no Médio Tejo”.

Neste sentido, o vogal executivo anunciou que está a ser preparado um novo aviso, para breve, na área da produção de energias renováveis: “Temos projetos sinalizados e 10 milhões de euros para disponibilizar”.

O dia 26 de setembro culminou com uma prova de vinhos no Casal da Coelheira, onde os participantes foram recebidos pelo enólogo da quinta vinícola e onde ficaram a conhecer as características deste vinho produzido no Tramagal, concelho de Abrantes.

 MG 2633

Na quarta-feira, dia 27, o dia iniciou com um conjunto de mesas redondas focadas na identificação de oportunidades de negócio e de indústrias chave no Médio Tejo.

Cada mesa redonda incluiu apresentações sobre Silvicultura e Biomassa, Energia e Hidrogénio e Economia Circular, identificando o quadro regulamentar europeu, a caracterização dos setores e projetos desenvolvidos pelas regiões europeias no âmbito do Fundo de Transição Justa. Já o período da tarde, focou-se na apresentação da Zona Livre Tecnológica de Abrantes e do Projeto Endesa.

Foram dois dias intensos de trabalho, com workshops e mesas redondas, com objetivo de se reunir contributos e ideias para apoiar o desenvolvimento de projetos futuros no âmbito do Fundo de Transição Justa.

Notícias

Prev Next

PEDIME é novamente uma realidade nas escolas do Médio Tejo no ano letivo 2023 / 2024

O ano letivo já arrancou e a CIM Médio Tejo volta a ter disponível para todos os Agrupamentos de Escolas da região o PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal...

29-09-2023

“Oportunidades de investimento no Médio Tejo” no âmbito do Fundo de Transição Justa é tema de Seminário

  «Explorar a diversificação económica e as oportunidades de investimento no Médio Tejo» foi o nome da conferência que se realizou nos dias, 26 e 27 de setembro, na Escola Superior...

29-09-2023

Médio Tejo: Assinados Acordos de Colaboração no âmbito do Protocolo de Cooperação para Projetos de Habitação a Custos Acessíveis

No passado dia 22 de setembro, decorreu em Alcanena e no Sardoal a assinatura dos Acordos de Colaboração, celebrados no âmbito do Protocolo de Cooperação para Projetos de Habitação a...

25-09-2023

“Gestão de Pessoas” é tema de workshop na CIM Médio Tejo promovido pela Biosphere Portugal

A Turismo Centro de Portugal está a promover o Projeto “Centro Sustentável”, dinamizado pela Biosphere Portugal e financiado pela Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal. O Centro...

22-09-2023

Acordo Quadro

O presente concurso público tem por objeto a celebração de um acordo-quadro para a seleção de fornecedores para prestação de serviços de Revisão de Projetos de Arquitetura e especialidades de...

19-09-2023

Esta sexta-feira, “Dia Europeu Sem Carros”, ande gratuitamente de Transporte Público

No dia 22 de setembro, próxima sexta-feira, os transportes públicos rodoviários - MEIO e o serviço de Transporte a Pedido da nossa região serão gratuitos. A iniciativa da CIM Médio Tejo...

18-09-2023

CORY TEUNISSEN E ZAHRA KELL VENCEM NAUTIQUE WWA WAKEBOARD WORLD CHAMPIONSHIPS

NOTA DE IMPRENSA DA WORLD WAKE ASSOCIATION Lago Azul de Ferreira do Zêzere foi palco da maior prova do Mundo de Wakeboard de 31 de agoto a 3 de setembro A WWA...

04-09-2023

Brigadas de Sapadores Florestais da CIM do Médio Tejo empenhadas no DECIR 2023

A atividade das brigadas de sapadores florestais da CIM do Médio Tejo, no mês de agosto, centrou-se essencialmente na sua afetação ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de...

01-09-2023

Grupo de trabalho e parceiros locais do projeto UNLOCK estiveram reunidos na CIM do Médio Tejo

Após a recente viagem que ocorreu a Groningen, nos Países Baixos, nos passados dias 20 e 21 de junho, onde estiveram presentes o 1.º secretário executivo desta CIM, Miguel Pombeiro...

31-08-2023

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP