Economia Circular é tema de workshop na CIM do Médio Tejo

 IMG 20191011 103123

É um tema atual, que urge aprofundar e que CIM do Médio Tejo quer pôr na ordem do dia. Neste sentido, a entidade organizou hoje, na sua sede em Tomar, um workshop sobre Economia Circular.

Direcionado aos autarcas e técnicos dos Municípios da região, a sessão destinou-se a identificar e a analisar critérios ecológicos e melhores práticas para a inclusão nos procedimentos de contratação pública, bem como apresentar boas práticas e projetos de economia circular implementados e que possam servir de exemplo.

O arranque dos trabalhos foi levado a cabo por Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, tendo salientado que uma das diretrizes da União Europeia, para o próximo período de programação (2021 a 2027) é a “Economia Circular”, “uma Europa mais verde” e uma atenção focada nas “Alterações Climáticas”.

O secretário executivo explicou que o workshop se enquadrou na candidatura da CIM do Médio, aprovada no âmbito do Aviso n.º 6147/2018 - Apoiar a Economia Circular nas compras públicas, financiada pelo Fundo Ambiental.

IMG 6626 edit

Mais avançou que “está em processo de elaboração um Plano de Economia Circular nas Compras Públicas [da CIMT]. Embora, a ambição é que de facto possa ser um plano que não se vá circunscrever somente à questão das compras públicas”, referiu o responsável, tendo acrescentado que o objetivo é ter-se “uma visão mais abrangente desta temática fundamental na administração local”.

Miguel Pombeiro indicou ainda que o workshop foi apenas uma primeira iniciativa que servirá de mote a outras sobre o tema, uma vez que este é um assunto que se reveste “de grande importância para as autarquias”.

Dadas as boas vindas, passou-se à apresentação do tema. Os convidados e oradores da sessão foram Cláudia Coelho e Carlos Llera, da PWC, empresa que em coordenação com a CIM do Médio Tejo está a trabalhar no “Plano de Economia Circular nas Compras Públicas”.

IMG 20191011 103054

Carlos Llera, da PWC, enumerou vários exemplos onde a Economia Circular já é uma realidade e está cada vez mais a emergir, tendo dado como exemplo a Holanda.

O responsável referiu que para a elaboração do Plano de Economia Circular nas Compras Públicas foi efetuada uma análise das categorias de compras da Central de Compras da CIMT, foi identificada quais os critérios ecológicos e de circularidade para inclusão nas compras da entidade. Foi efetuada uma análise das tendências globais/nacionais em matéria de economia circular e uma análise de melhores práticas implementadas por um conjunto de pares da CIMT em matéria de economia circular.

Realizada a apresentação do Plano de Economia Circular, a adotar pela CIM do Médio Tejo, passou-se à apresentação dos potenciais eixos de atuação e ações a desenvolver sobre a atemática. Auscultou-se os presentes através de um questionário e definiram-se os próximos passos.

O público presente, caracterizado sobretudo pelos técnicos dos municípios, aproveitou para esclarecer dúvidas e tecer alguns comentários sobre o assunto, tendo ficado a CIM do Médio Tejo de dar continuidade ao desenvolvimento e debate do tema em próximas iniciativas a agendar.

 

capa

Fotos CIM do Médio Tejo

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP