CIM do Médio Tejo acolhe sessão sobre “Estatuto da Agricultura Familiar e Jovem Empresário Rural”

IMG 6278 edit

A decorrer na CIM do Médio Tejo, em Tomar, uma sessão sobre o “Estatuto da Agricultura Familiar e Jovem Empresário Rural”.

A DRAPLVT em conjunto com a ADIRN, a Federação Minha Terra, a CIM do Médio Tejo e a Rede Rural Nacional estão a levar a cabo uma sessão de divulgação, relativa ao Estatuto da agricultura familiar e do jovem empresário rural, na qual entendem de particular relevância poder contar com a presença de todos os envolvidos nesta área, cuja participação e contributos em prol da concretização dos objetivos preconizados se consideram da mais relevante importância.

A sessão de abertura da iniciativa contou com Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo e Luís Filipe Sousa, delegado regional da DRAPLVT. Seguiu-se a abordagem ao tema da “Importância da Agricultura Familiar nos Territórios Rurais” com Maria João Botelho, da Federação Minha Terra.

IMG 6276

O próximo painel é subordinado ao tema “Estatuto da Agricultura Familiar/Jovem Empresário Rural” com Luís Filipe Sousa da DRAPLVT.

 

Segundo a nota da DRAPLVT, o Programa do XXI Governo Constitucional, em particular no que se refere à atividade agrícola, florestal e ao espaço rural, veio estabelecer diversas orientações fundamentais relativamente à promoção do desenvolvimento rural e da coesão territorial, assumindo claramente como objetivos da sua política agrícola:

- A discriminação positiva da agricultura familiar, valorizando o seu papel nas economias locais e regionais, as diferentes funções que esta assume e os valiosos bens públicos e serviços que, em geral, presta, criando um estatuto que a reconheça e valorize através da adoção de medidas de apoio específicas, a aplicar preferencialmente a nível local por forma a atendermos à diversidade de estruturas e realidades agrárias e aos constrangimentos e potencial de desenvolvimento de cada território;

- E o papel do Jovem Empresário Rural (JER), pretendendo-se potenciar o empreendedorismo no mundo rural, a criação de novas empresas e a fixação de jovens empreendedores nas zonas rurais, contribuindo para a dinamização económica e criação de emprego.

IMG 6279

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP