“Voo, uma Exposição que cai bem” foi inaugurada e exalta a cultura científica

2 voo

“Voo, uma Exposição que cai bem” foi inaugurada no dia 5 de julho, ao início da tarde, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME).

O momento, que contou com várias individualidades presentes e um grupo de crianças do Agrupamento de Escolas de Constância, demonstrou a importância da cultura científica e da aprendizagem do ensino experimental.

O primeiro a usar da palavra foi Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, que agradeceu a iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a envolvência dos três Centros de Ciência Viva da região e das escolas.

O presidente (na foto à direita) salientou que foi “com gosto” que o seu concelho acolheu a exposição num espaço, “que é um cartão de visita do concelho e que agora tem mais uma razão para que todos venham até ele”.

1 voo

De seguida, e fazendo referência ao PEDIME, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo (na foto à esquerda), explicou que a exposição se “insere num projeto intermunicipal e estratégico na área da Educação (…) que tem vários eixos e que reúne 96 medidas. Uma das medidas está hoje aqui a ser inaugurada”.

O secretário executivo afirmou que “um dos eixos mais relevantes é o ensino experimental e o incremento da cultura científica quer na comunidade, quer na própria escola” e deu conta que na segunda fase do PEDIME, esta aposta é para continuar.

Perante os olhares atentos dos presentes, coube a Máximo Ferreira, diretor do Centro de Ciência Viva de Constância, explicar o funcionamento da exposição e a forma como as crianças e os diversos visitantes podem interagir com ela.

O diretor referiu que a exposição é composta por quatro módulos dedicados ao tema do Voo com interações mecânicas e digitais e legendas explicativas. Cada módulo interativo (1. Contextualização & avaliação; 2. Descolar, 3. Voar; 4. Aterrar) permite ao visitante ficar a conhecer conceitos e fenómenos relacionados com a ciência e a tecnologia associadas ao voo.

Entre os vários objetivos, pretende-se que esta exposição, sobre o voo, permita a exploração de conteúdos curriculares de modo contextualizado e interdisciplinar, com recurso a metodologias ativas, motivadoras e facilitadoras da compreensão da sua utilidade no dia-a-dia, com foco na literacia científica e na sensibilização da comunidade para a ciência, num ambiente não formal de educação em ciências.

A exposição, que surge integrada no Eixo três “Experimenta + Ciência”, do PEDIME, vai estar em itinerância pelo Médio Tejo, sendo o concelho de Constância o primeiro a acolher a iniciativa.

A iniciativa, destinada ao público escolar e às famílias, com foco nos conteúdos curriculares/aprendizagens essenciais ao nível do 9º ano de escolaridade, é promovida pela CIM do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

 

Fotos CIM do Médio Tejo 

Notícias

Prev Next

6.ª reunião extraordinária da CIM do Médio Tejo descentralizada em Alcanena

Teve lugar na manhã de hoje, dia 17 de setembro, a 6.ª reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no auditório municipal dos Paços do Concelho, em...

17-09-2020

Pisa para as Escolas marca arranque do ano letivo no Médio Tejo

O arranque do ano letivo 2020/2021 traz novidades no Médio Tejo. Chama-se PISA para as Escolas e vai ser uma realidade para os alunos da nossa região.

16-09-2020

Médio Tejo: CIM e Municípios solicitam reunião à tutela sobre a Depressão Elsa

  O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, realizado no passado dia 10 de setembro, deliberou, por unanimidade, solicitar uma reunião, com caracter de urgência, ao Secretário de Estado da...

15-09-2020

Seminário sobre fenómeno da Violência Doméstica tem inscrições abertas

É um tema atual, que urge debater para se encontrar novas soluções para uma sociedade melhor e mais humanizada.

14-09-2020

Médio Tejo: Autarcas contra redução de verbas no ensino da música e da dança

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo tomou, na última reunião deste órgão, decorrida a 10 de setembro, uma posição desfavorável quanto à redução significativa do apoio prestado ao...

11-09-2020

Rede de serviços de transporte reforçada com o arranque do ano letivo

Com o arranque do período escolar, a partir do dia 14 de setembro, próxima segunda-feira, entra, novamente, em vigor no Médio Tejo a rede de serviços essenciais de transporte, adequados...

11-09-2020

Médio Tejo: Bombeiros contam com máscaras de proteção respiratória

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de máscaras de proteção respiratória para esta fase crítica de incêndios florestais, que se encontra a decorrer no nosso país e...

07-09-2020

CIM do Médio Tejo reúne com parceiros no âmbito do Hidrogénio

Em 2018 a CIM do Médio Tejo constitui-se como região pioneira nas questões do Hidrogénio. Desde aí, tem vindo a trabalhar com um conjunto de parceiros e entidades para se...

07-09-2020

Picareto e Festa da Benção do Gado na 2.ª meia final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Tem lugar no próximo domingo, dia 30 de agosto, em Torres Novas, a 2.ª meia final do concurso das 7 Maravilhas de Cultura Popular. Será emitido em direto a partir...

26-08-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP