Joaquim Eira é o 1º utilizador do Transporte a Pedido em Vila de Rei: “Agora com este serviço é um descanso!”

IMG 6376

Chama-se Joaquim Marques da Eira, tem 58 anos, reside em Casal Novo, freguesia e concelho de Vila de Rei, e foi o primeiro utilizador do Transporte a Pedido no concelho de Vila de Rei, que entrou em funcionamento no passado dia 16 de setembro.

Joaquim Eira contou-nos que efetuou a sua reserva no dia 17 de setembro, através do contacto 800 209 226 (chamada gratuita) e que no dia 18 de setembro, à hora combinada, em Casal Novo, lá se encontrava o seu transporte para a cidade de Tomar.

Ao fim da manhã, antes de partir para Vila de Rei, junto à paragem do Mercado de Tomar, o vilarregense confidenciou que não poderia estar mais satisfeito. Afirmou ser “uma boa iniciativa e que já fazia falta ao concelho de Vila de Rei, havendo muitas pessoas que certamente vão utilizar este tipo de transporte”.

IMG 6374

“Agora com este serviço é um descanso, porque sei que à hora combinada tenho transporte para o destino que pretendo. É bom continuarem com esta aposta que sem dúvida ajuda as pessoas”, salientou Joaquim, visivelmente satisfeito.

Jorge Garcia, 45 anos, residente e taxista em Vila de Rei, foi quem garantiu o transporte de Joaquim até Tomar. O taxista também estava claramente agradado com arranque do serviço no concelho.

“Penso que é um bom serviço para as pessoas que residem em zonas com escassez de transporte e, sem dúvida, que é um benefício e uma mais valia para o concelho de Vila de Rei”, salientou Jorge Garcia, tendo referido que assegurou o “primeiro serviço” e que certamente “as pessoas vão aderir bastante”.

“O concelho já precisava deste tipo de serviço. Falamos de um concelho com aldeias muito dispersas, com poucas pessoas, com reformas pequenas e com um serviço de transporte pouco frequente. Já fazia falta!”, reforçou o taxista, tendo mencionado que para a sua classe profissional também se trata de “um benefício, pois é uma maneira de sentirmos que estamos a ajudar as pessoas e com isto a ter mais trabalho”.

“Hoje o serviço correu conforme planeado e tudo correu da melhor forma”, rematou.

IMG 6385

Proferidas as declarações, ambos seguiram viagem até Vila de Rei com o sentimento de tarefa cumprida. Na prática é este o propósito do Transporte a Pedido que pretende ser uma referência importante no âmbito do transporte flexível.

O Transporte a Pedido tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária.

O concelho de Vila de Rei está agora contemplado com quatro circuitos concelhios, que passam pelas localidades de Fundada, Moita, Borda da Ribeira e São João do Peso.

O serviço iniciou também uma vertente intermunicipal. Em concreto, com partida de Vila de Rei para Abrantes, Tomar e Sertã. O circuito de Vila de Rei para Tomar inclui a ligação a Ferreira do Zêzere e o circuito de Vila de Rei para Abrantes inclui a ligação a Sardoal.

O Transporte a Pedido funciona no concelho de Vila de Rei às segundas, quartas e sextas-feiras com horários pré-definidos, durante o período da manhã, devendo os interessados realizar previamente uma marcação através do número 800 209 226 (chamada gratuita).

A criação dos circuitos foi financiada no âmbito do Plano de Aplicação das Dotações do PART - Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos - no Médio Tejo, submetido ao Fundo Ambiental.

IMG 6388

Notícias

Prev Next

Alunos de visita à CIM do Médio Tejo

Hoje a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM) abriu as suas portas aos alunos do 12º ano, dos Cursos Profissionais: Técnico/a de Turismo e Técnico/a Desporto, do Agrupamento de Escolas...

18-11-2019

Estação Náutica de Castelo do Bode representada no 1º Encontro de Estações Náuticas do país

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo marcou presença no 1º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal na Alfândega do Porto, no passado dia 12 de novembro, para representar...

18-11-2019

COMUNICADO | Taxa de atualização tarifária para o ano 2020

No âmbito da atualização tarifária regular para o serviço de transporte público coletivo de passageiros, e nos termos da alínea n.º 3 do artigo 7.º da Portaria n.º 298/2018, de...

15-11-2019

Encontro dos Museus do Médio Tejo cumpre objetivos e enche auditório do IPT

Foi com a sala bem preenchida que decorreu no passado dia 11 de novembro, o I Encontro de Museus do Médio Tejo, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Numa organização da...

15-11-2019

A partir de dezembro “estamos ligados”

A partir do próximo mês de dezembro, o Transporte a Pedido (TAP) inicia uma nova vertente. Os utilizadores do TAP vão poder circular entre as cidades do Médio Tejo, através...

13-11-2019

2.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo | 19 de novembro

Tem lugar no próximo dia 19 de novembro, pelas 21h00, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a 2.ª Reunião da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio...

13-11-2019

PEDIME: CIM do Médio Tejo focada na valorização do Ensino Profissional

Está em curso na região do Médio Tejo um trabalho de estudo e assessoria, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM) e da responsabilidade técnica de “Quaternaire Portugal”, no...

11-11-2019

CIM do Médio Tejo inicia trabalho no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo

A Comunidade Intermunicipal o Médio Tejo e a Accessible Portugal vão começar a trabalhar a temática do Turismo Acessível e Inclusivo. Neste sentido, o Conselho Intermunicipal do Médio Tejo aprovou no...

08-11-2019

“Voo, uma Exposição que cai bem” chegou a Vila Nova da Barquinha

“Voo, uma Exposição que cai bem” chegou este mês de novembro ao Centro Integrado de Educação e Ciências, em VN da Barquinha.

05-11-2019

Eventos

transporte-a-pedido

central-compras

sig